quarta-feira, 6 de julho de 2011

Primeiro dia em Roma- décimo sexto dia do nosso tour

       Fomos para o aeroporto em dois taxis ( a bagagem aumentava cada dia ). Quatro e meia da manhã já estavamos no Aeroporto  Barrajas,  em Madri. O nosso vôo era para o Aeroporto Ciampino em Roma. Decolamos 7 horas e 15 minutos e chegamos às nove horas e 11 minutos. Foi uma ótima viagem. Deixamos as malas nos quartos , fizemos um lanche e fomos para a rua.
       Pegamos um taxi e fomos para a  Piazza di Spagna com sua escadaria de 138 degraus que foram construídos para ligar a embaixada da Espanha à Santa Sé. No alto da escadaria monumental está a Igreja de Trinità dei Monti , de onde se avista a cidade.






         

           Saímos andando com as nossas garrafinhas de  água. Sempre enchendo em cada fonte que encontravamos. Fomos até  a   Fontana de Trevi ( é a fonte mais linda que já vi - é muito linda). Estava  lotada de turistas ao seu redor. 
           Claro que  joguei as minhas moedas  e fiz vários pedidos  por toda a família.
          Fontana de Trevi segue a tradição de se construir  fontes no final dos aquedutos. A Fonte foi desenhada por Nicola Salvi em 1730, aproveitando os elementos de um projeto anterior de  Bernini, e hoje sua água é purificada com cloro e vive rodeada de turistas que atiram moedas e fazem os seus pedidos






        Próximo à Fontana de Trevi compramos  algumas lembranças. A Itália é a terra de Pinóquio. Passamos por ruas bem estreitas e depois fomos almoçar e  aproveitar para descansar um pouco.

     
        Andando mais um pouco chegamos  no Parlamento e na Via Del Corso, uma rua comprida  e larga, ladeada  pelas belas lojas .



              Não poderíamos   deixar de visitar o Monumento a Vitorio Emanuele II, chamado de II Vitoriano é um dos mais belos de Roma.Sua construção  é bastante polêmica , sua construção envolveu  a demolição de uma parte antiga da cidade, e muitos  romanos  o consideram exagerado e destoante do resto.
            Construído na virada ddo século XX em homenagem ao rei  Vitorio Emanuele II , abriga o túmulo do soldado desconhecido, com a chama eterna.


         Apesar de  estarmos todos cansados,  ainda encontramos fôlego para irmos ao Panteoon.
         Construído no ano 125 pelo imperador Adriano no lugar de outra edificação que havia sido destruída por um incêndio, o Panteoon é o monumento mais completo da Roma Antiga. Ele tem 43 metros de diâmetro por 43 metros de altura. O óculo central na cúpula permite que os raios de sol penetrem no interior para iluminá-lo.


                                        
         Voltamos para o hotel cansados  mas  felizes. Roma é uma aula de história viva.
          Na mitologia romana, Rômulo e Remo foram os gêmeos fundadores da cidade de Roma.Eles foram colocados  em um barco que foi deixado à deriva no rio Tibre.  Protegidos por  Tiberino, o deus do rio, eles foram amamentados por uma loba no monte Palatino, até serem encontrados por um pastor que os criou como filhos. A loba é o símbolo da cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário