terça-feira, 26 de julho de 2011

Conhecendo Notre Dame, Louvre e Champs Elysées

                        CATEDRAL DE NOTRE  DAME

       Saímos do hotel mais ou menos às 10 horas para conhecermos em primeiro lugar a Catedral de Notre Dame.
       Uma placa de metal sobre uma pedra da calçada assinala o Marco Zero de Paris. Ela acabou virando uma "Pedra  dos Desejos  ", mas é o ponto a partir do qual as distâncias até outras cidades  são medidas. A primeira pedra da catedral foi assentada na parte de trás em 1163, e os construtores terminaram a fachada na década de 1220, tendo gasto quase 60 anos na sua construção.  Notre Dame  quer dizer Nossa Senhora. Ela é mostrada  como uma criança com sua mãe, santa Ana, acima do portal direito: a morte da Virgem é representado no portal esquerdo. Acima da entrada principal as esculturas simbolizam o Dia do Juizo Final, com São Miguel pesando as almas e um demônio conduzindo  os condenados para os portões do inferno. A catedral é enorme e pode acomodar até 9 mil pessoas .  A pietà de mármore branco no altar principal fica entre as estátuas de Luis XIII e seu filho Luis XIV.
       Não podemos esquecer  que o romance de Victor Hugo, O corcunda de Notre Dame , e o filme   com Charles Laughton  no papel  do corcunda  Quasímodo  se passe nesta  catedral.
        Saímos de Notre Dame e fomos até o Louvre
                                              
                                                                                                                      

                                                   PLACE DU CRROUSEL

      O arco foi encomendado por Napoleão como portal para o seu palácio que fica defronte  so Jardim des Tuileries. Ele depois quis um arcomaior, que acabaria finalmente sendo  o Arco do Triunfo. Qauando o Palais  de  Tuileries sofreu incêndio, em 1871, os dois puderam ser vistos juntos pela primeira vez, pois o palácio não mais obstruía a vista.
       No Arc du Carrousel, Napoleão  pôs os quatro cavalos da Praça de San Marcos, de Veneza, que ele havia confiscado. Eles foram substituidos por cópias quando os venezianos reclamaram sua devolução.


        O Louvre foi construido no século 12, mas épocas subsequentes acrescentaram alas ou as modificações, o que resultou num palácio de 12,8km de corredores. A última grande  mudança ocorreu nos anos finais  da presidência de Mitterrand, quando o arquiteto I.M. Pei  recebeu a encomenda de construir a impressionante pirâmide de vidro e converter o lado norte do edifício, ocupado pelo antigo  Ministério das Finanças, em novas galerias do museu. A pirâmide valeu ao presidente Miterrand o apelido de " Esfinge ".  Após vários anos de obra, a pirâmide foi concluída em 1989, no bicentenário da Revolução Francesa.
         Desta vez não entramos no Louvre pois o tempo estava muito pouco. Como pretendemos voltar no próximo ano , tiraremos um dia para  visitar com muita calma.

                                                         ARCO DO TRIUNFO


                                                     
                                                                  
                                                    CHAMPS   ELYSÉES

                                                                     





          Champs Elysées é sinônimo internacional de glamour desde o século 19. A avenida homônima é a " via triunfal " de Paris, desde a vasta  Place de la Concorde  até a  Place Charles de Gaulle, onde está o Arco do Triunfo. O arco continua sendo o centro de paradas e celebrações: a procissão funeral de Napoleão foi realizada aqui em 1840, bem como as celebrações da vitória em 1919 e 1944; e ele é o ponto de chegada da competição ciclística Tour de France.
       Napoleão quis criar um grande teatro ao ar livre, onde pudesse fazer exibições para celebrar suas vitórias. A avenue Champs Élysées deveria ser o palco, e o Arco do Triunfo, o pano de fundo. No ínicio   da década de 1800 os bosques da parte oeste de Paris formavam uma suave colina, da Concorde até a Étoile.
       A Champs Élysées ainda é o local oficial de desfiles de Paris, e entre os eventos regulares que abriga estão a parada militar de 14 de julho, a Fête de La MUsique em 21 de junho e a Maratona, em abril.
       Mais ou menos  às  21 horas fomos jantar  e voltamos para o hotel.
                                         

                                                               LOUVRE
       

           Vale a pena comprar o passe para museus, de 2,4 ou 6 dias, que permite entrar neles sem enfrentar filas.Ao comprar o passe peça o livreto que lista os museus participantes. Ele está disponível no Escritório  de Turismo de Paris,rue des Pyramides,25. Você pode comprar o passe pela internet, no site WWW.pariesmuseumpass.fr, antes de sair de casa. A maioria dos museus é gratuita para menores de 18 anos, alguns dias dão descontos para quem tem entre 18 e 25 an os, e a maioria fecha às segundas ou terças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário