terça-feira, 5 de julho de 2011

Primeiro dia em Lisboa - sexto dia do nosso tour

                Lisboa está  situada frente ao estuário do Tejo que, a 30km, em Cascais, se lança no Atlântico. Pensa-se que a fortificação, que foi o primeiro núcleo da cidade, data do tempo de Júlio César, depois da vitória deste  sobre Pompeu. E do tempo da ocupação romana, em que se chamava Felicitas Julia, restam alguns sinais. Deste pouco  só restou o pouco que os museus conservam.
          Em 714, foi tomada pelos conquistadores árabes, que recosntriram  a fortaleza, depois da pilhagem feita  pelo rei  Ordonho III. Foi nesta época que foi construída a primeira cerca de Lisboa - A Cerca Velha.
        Como já conhecemos Lisboa  ,resolvemos fazer  os nossos passeios com muita calma. Pegamos no Campo Pequeno um ônibus de turismo .
        Estes onibus de turismo possuem dois roteiros:
        1) Atravesse o centro da cidade, sinta a atmosfera das touradas no Campo Pequeno, faça compras no  El Corte  inglês, admire a vista do Parque Eduardo VII. Em seguida deixe-se encantar pela zona histórica de Belém, onde poderá encontar uns dos mais belos monumentos de Lisboa, tais como o Mosteiro dos Jeronimos , a Torre de Belém, testemunhos da glória de Portugal nos descobrimentos. Aproveite ao máximo o seu bilhete, quem é também válido  nos elétricos, Elevador de Santa Justa , funiculares e autocarros públicos da rede Carris no dia  da sua compra.
         2) Passe pelos principais museus de Lisboa e admire as coleções do Museu Nacional do Azulejo ou descubra as raizes da música  portuguesa no Museu do Fado. A sewguir conheça o Parque das Nações,celebre pela exposição  mundial de 1998. Você pode visitar várias atrações tais como :  O casino de Lisboa, O Oceanário  e o Centro Comercial Vasco da Gama. Seu bilhete tem a mesma validade do circuito anterior.
        Fizemos  a  primeira opção, pois queríamos ir ao Parque das Nações. A nossa  primeira  parada foi  na  Baixa, uma área comercial com uma grade de ruas apertadas ,construidas após o terremoto de 1755.Fomos à rua Augusta, calçadão central só para pedestres, chegando até a Praça do Comércio , que foi o portão de entrada da cidade medieval.


            Almoçamos e fomos pegar o onibus de turismo para conhecer o Parque das Nações. A temperatura estava em torno de 34 graus. O roteiro  até lá foi bem interessante pois passamos por locais  antigos que não conhecíamos.
           Passamos pela Rua  das Janelas  Verdes ( falada no livro  Os Maias).
           Não saltamos no  Parque das Nações pois  iriamos voltar com nosso filho, nora e neta para passarmos  mais tempo. Só saltamos do ônibus na Avenida de Roma. Passeamos um pouco  e após o jantar fomos descansar.

       Algumas fotos   do Parque das Nações






        

Nenhum comentário:

Postar um comentário