sábado, 30 de julho de 2011

Primeiro dia em Lisboa-16 de março de 2010

       Descemos mais ou menos às 8 horas  e tomamos o café no hotel. Fomos andando  para a estação de metro. Compramos um ticket para o dia todo ( 4,20 euros ). Pegamos em Sete Rios e saltamos  no Campo Pequeno ( local onde se realizam as touradas).


      Um outro divertimento tão português como o fado ( que aliás, segundo opiniões de entendidos, teve a sua origem no lundum do Brasil ) são as  " touradas à portuguesa ", que se distinguem da corrida  hispânica por não haver morte do touro. Mais animada,colorida e rica do que a corrida, a tourada sobressai  pela arte e arrojo dos cavaleiros, trajados a rigor  a`século XVIII, e pela valentia dos " forcados " que imobilizam o touro nas famosas " pegas ", " de caras" ou " de cernelha". A época das touradas começa no domingo de Páscoa e termina em outubro. Nas Agências de Viagens ou nas portarias dos hotéis fornecem-se informações.
          Fomos andando até a Avenida de Roma onde moram umas primas. Fizemos uma grande surpresa. Telefonei para um casal amigo português  que todo  ano passava dois meses veraniando na ilha de Itaparica. Telefonei também para nossas outras primas portuguesas.


                                                                      CHIADO



                                                                     CAMÕES


           Combinamos  encontrarmos nos dias seguintes.  Pegamos o metro e saltamos na Baixa. Subimos 5 escadas rolantes e fomos até o Largo de Camões e a Praça do Chiado. Tiramos retratos junto da estátua de Fernando Pessoa . Sentamos no bar " A Brasileira". Fomos atendidos por uma garçonete de Minas Gerais. Brtasil )
          Algumas informações:
          O Chiado ( de António Ribeiro Chiado , continiuador de Gil Vicente ), tornou-se no século XIX, um centro de elegância e da boêmia lisboeta. Ai encontramos a " Brasileira do Cjhiado " que ainda hoje é um centro de encontro de artistas, escritores e jornalistas.
         Depois de um bom descanso   pegamos o bonde 28 - ele é  chamado do " bonde dos turistas". Ele dar direito a 3 paradas. os turístas gostam pois ele passa por várias ladeiras e se observa bem a parte antiga de Lisboa.
         Fomos depois deste paseio para a Praça dos Restauradores para comparmos um pacote de paseio para Óbidos, Nazaré, Fátima, Batalha, São Martinho do Porto e Foz do Arelho. Cada pessoa paga 58 euros.  Ficou tudo combinado para daqui a 2 dias.
     
                                                                       
                                                                  RESTAURADORES




  Fomos almoçar na Praça do Rossio e fomos atendidos por um garçom de Vitória do Espirito Santo ( Brasil )que estava a pouco tempo em Lisboa. Toda a história da cidade está ligada a esta  Praça.É muito provável que o terreiro onde assenta o Rossio tenha sido primitivamente o local onde as águas dos córregos das colinas vizinhas, ( algumas das quais correm hoje subterraneamente ) se reuniam, formando uma ribeira que desaguava no atual Terreiro do Paço.
         Não se sabe quando o terreno começou a ser enxugado por aterros. Mas muito provavelmente em 1147, quando Lisboa foi tomada aos Mouros, ainda o Rossio de Santa Justa ( havia uma igreja sob esta invocação ali perto, à atual Rua de Santa Justa) estava coberto de água. Restos de caís romanos encontrados reforçam esta hipótese.
          Pegamos um taxi e fomos para o show de fado no Chiado. Pagamos 15 euros por pessoa. Começou às 19 horas. Tem uma duração de 50 minutos.Eles começaram cantando Lisboa.  Gostamos do show. É bem um show para turístas.
          A temperatura nesta época é bem agradável. Durante o dia ficou em torno de 19 graus e à noitinha deu uma caida para 14 grau. A temperatura muito mais agradável  que a que pegamos o ano passado no mes de agosto ( 34 graus).
          Quando chegamos no hotel recebemos uma mensagem que a nossa amiga portuguesa com seu esposo ( os que passavam 2 meses na ilha de Itaparica - Bahia - Brasil ) iriam passar mais ou menos às 10 horas da manhã do dia seguinte.
         Jantamos no próprio hotel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário