segunda-feira, 11 de julho de 2011

Conhecendo melhor Lyon-

 

       Do dia  primeiro de setembro de 2009 até o dia  14 de Setembro ficamos em Lyon. A unica exceção foi o dia  12 que fomos  conhecer Annecy.
       Os primeiros dias foram um pouco cansativos pois estávamos com  muita coisa acumulada depois de passar 28 dias viajando. ( roupa para lavar, passar , casa para arrumar  etc..) .
         Levamos as roupas  para lavar e  já voltaram para casa todas sequinhas ( claro que as maquinas trabalharam por nos ). Uma faxineira foi no apartamento e fez uma limpeza  cobrando  25 euros  a hora.
E assim as coisas  estavam  sendo resolvidas da melhor maneira possível. Comida pronta temos várias opções.
       Saímos deixando uma temperatura de  quase  30 graus . Agora no inicio de setembro  chegamos com uma temperatura  em torno de 22 graus.
       Lyon é uma cidade famosa pela sua comida. É impossível consumir uma refeição ruim em alguns dos melhores restaurantes franceses, até nos mais simples bouchons. E, para "gastar"a comida, caminhe  pela segunda maior cidade da França que tem um belíssimo centro renascentista, considerado Patrimônio da  Humanidade pela  Unesco, em 1998.
       Sua  história remota ao tempo dos romanos, mas sua riqueza veio da indústria da seda.
       A Presqu'île espremida entre os rios  Rhône e Saône forma o centro da cidade, concentrados nos elegantes Bellecour ( no meio do qual se destaca a enorme Place Bellecour ) e Perrache , área ao redor de uma estação de trem ( gare).
       Não poderia deixar de destacar que nesta cidade na rua Sala  nasceu  Alan Kardec. A sua casa não mais existe pois o  a mesma foi demolida  para dar origem a  uma grande avenida  quando foram realizadas  várias obras para impedir as enchentes do rio Rhône.
   
                               POSTO DE INFORMAÇÃO TURÍSTICA NA BELLECOUR


                                                                                                     
                                                                                                       BELLECOUR



           Depois de dois a tres dias já estavamos com tudo mais ou menos organizado. Começamos  curtir Lyon. As aulas de nossa neta já havia começado.  Sempre tinhamos lugares agradáveis para passearmos.
      Iamos passear no Part Dieu que  é um bonito shopping.
      A localização do nosso apartamento era muito privilegiada pois ficava perto  da  Bellecoue , da Rue Republique, da Vieux  Lyon etc...
       Em um sábado fomos a uma feira livre. Vendem tudo:frutas, verduras, comida pronta, roupas usadas e roupas novas. Claro que  fiz algumas compras.

 

   Neste mesmo sábado  à tarde fomos ao  Parque La Tetê D'or. Ele é muitto grande. Possui lago, jardim zoológico e muito espaço de lazer.  Achei muito interessanteo sanitário público pois a cada  três  vezes usado ele travava e automaticamente fazia uma lavagem geral e secagem. Quando ele travava acendia uma luz vermelha e quando terminava toda a limpeza ( parede , chão )  acendia a verde .
   
              PARQUE LA TETÊ  D'OR









   Almoçamos na  Bellecour .  Geralmente  almoçamos em torno de 12 euros por pessoa quando  se faz a opção pelo prato do dia . O cardápio é composto de uma salada , um prato principal, uma sobremesa, um suco ou um refrigerante. A água sempre acompanha porque é grátis. Essa água é de torneira , mas é potável. Você pode  escolher ma água mineral mas paga  à parte.
          Neste domingo  ( 6 de setembro  de 2009 ),  após o almoço fomos andando em direção à velha Lyon pois  queriamos conhecer a Fourviére.
         Fourviére é o morro  sobre o qual os romanos fundaram  Lugdunum, que passou a ser a cidade mais importante da Gália. Desse local você pode apreciar melhor as belas vistas panorâmicas da cidade se subir no terraço  da basílica localizada no topo do morro.
           A Basilique  de Fourviére é uma cuidadosa emitação  do Sacré Coeur de Paris. Embora o interior seja menos exagerado, as vistas da cidade são fantásticas.  Perto estão as ruínas romanas, que incluem as do anfiteatro e o Musée Gallo- Romains.

                                                    BASILIQUE  DE FOURVIÈRE



                                                                    FOURVIÈRE



                                                                                                     VIEUX LYON











    ENTRADA DE UM  TRABULE








           Na segunda feira resolvemos explorar a Vieux Lyon. É um maravilhoso bairro  renascentista , ao qual se chega por uma série de pontes. ganhou para a cidade  o título de Patrimônio  da Humanidade da Unesco e é a área mais encantadora para perambular. De certo modo a Vieux  Lyon lembra Roma com suas ruas estreitas . Lá encontramos cafés , restaurantes e butiques.   Visitasmos os  Trabules , local onde os judeus se escondiam  na época   na época da guerra.
      
                                                RUÍNAS DO TEATRO ROMANO






  Aproveitamos  para conhecer a enorme Cathédral St. Jean que fica na Place St. Jean, de onde o  funicular  leva  o visitante até o morro Fourviére.
    Todos os dias  descobríamos coisas e locais agradáveis em Lyon. Ela é uma cidade calma , civilizada e  muito bonita, embelezada pelos  rios Rhône e Saône .
           Na segunda feira ( dia 14 de setembro de 2009 ) saímos pela manhã mais ou menos às 10 horas. O vento do norte  estava soprando  bem. A temperatura  estava em torno de 18 graus. Fomos na agência onde tínhamos comprado os bilhetes de TGV pois amanhã iriamos  para um tour na Suiça.  Queríamos saber  se tinhamos que validar os bilhetes  de trem  , aqui na França ou em cada trecho da  Suiça. Ela disse que deixasse para fazer em cada trecho e se por acaso não encontrasse o local apropriado que  dentro do trem sempre aparece alguém  com essa função.
          Fomos dormir cedo pois o nosso trem saia às  9 horas  da manhã.
   
          
         

Um comentário: