quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Retornando a Fortaleza em 2010 (de 1-10 a 6-10 ) - Ceará - Brasil

        Mais uma vez fomos convidados, juntamente com minha mãe, para passarmos 3 dias em Fortaleza. Fomos para o aeroporto com meu  irmão  às 21 horas e 20 minutos.O nosso voo saiu às 22 horas e 15 minutos. Depois de 1 hora e 24 minutos estávamos chegando em Fortaleza.( eu,meu marido ,meu filho e minha mãe). Nossa nora já estava nos esperando no aeroporto. Fomos para casa, conversamos um pouco e logo fomos dormir pois queremos acordar cedo para aproveitar o dia.
       Quando acordamos estávamos sendo esperados com uma café da manhã delicioso. Todos na mesa aproveitamos para agradecer a atenção  dedicada aos nossos familiares.
        Às 10 horas  já estávamos chegando à Praia do Futuro. Ficamos em uma barraca que mais parecia um clube , tal qual era a sua estrutura. Eu,meu filho ,minha nora e sua sobrinha nos deliciamos na piscina. O dia estava ensolarado . Minha mãe e meu marido ficaram sentados em uma mesa próximo à piscina.

  •           








                             
              Passamos o dia neste local agradável. Retorno para casa no final da tarde.
              A Praia do Futuro é um pouco mais afastada da área urbana, e por isso tem águas mais limpas; os fortes ventos provocam ondas mais  altas e fortes ( boas para surf e windsurf, mas requer atenção redobrada de banhistas, especialmente crianças).
              Além das praias, outra atração  da Praia do Futuro são as barracas de praia; embora existam também barracas de praia no Meireles e em Mucurípe,elas não se comparam em tamanho e infra estrutura às barracas da Praia do Futuro. As barracas da Praia do Futuro contam não apenas com centenas de mesas ( algumas sobre a areia da praia,outras dentro das barracas), mas com uma estrutura comparável a hotéis: piscinas,play ground, palcos para shows de música e humorismo.
 É possível aproveitar o dia e toda a noite nas grandes barracas.
          Fora da área de praias e barracas, a Praia do Futuro não tem a mesma movimentação que as outras praias de Fortaleza, e por isso são menos seguras. Por isso, recomenda-se a utilização de táxis ( evite ônibus ) para chegar às barracas e retornar aos hotéis, especialmente à noite.
         O isolamento da Praia do Futuro é causado pela alta salinidade  do mar nessa área. Os ventos trazem a maresia para o continente, provocando grande corrosão de partes metálicas de edifícios, equipamentos eletrônicos etc...Isso por um lado, afastou as construtoras da Praia do Futuro, e por outro lado obrigou as barracas a fazerem altos  investimentos para atrair clientes.
        Chegamos em casa  trocamos de roupa e às 20 horas já estávamos na Avenida Beira Mar visitando a feirinha e logo após indo  a  um show de humor  na própria avenida.
        A feirinha- Fortaleza  é um excelente local para comprar artesanato; em diversos locais do Nordeste, a produção de artesanato ainda são meio de vida, e as técnicas são repassadas de pai para filho. Artistas talentosos produzem diversos tipos de artesanato ( madeira, cerâmica,tecidos ) de alta qualidade, e vendem por preços relativamente baixos, quando comparados aos preços do Sul do Brasil.
       Há diversos locais para a compra de artesanato,mas os dois mais conhecidos, por agregarem maior número de  lojas ( barracas) e oferecerem mais produtos, são o Mercado  Central de Artesanato e a Feirinha  da Beira Mar.
       A Feirinha da Beira Mar, ou Feirinha do Náutico, é um dos pontos mais tradicionais de visitação de turistas.Está localizada no calçadão à beira mar na Praia do Meireles, em frente ao Clube Náutico; pode ser acessada a pé por aqueles que estejam hospedados em Iracema, Mucuripe ou Meireles.
      A Feirinha é composta de algumas centenas de pequenas barracas que são montadas e desmontadas todos os dias; as primeiras barracas começam a ser montadas por volta das 4 horas da tarde.
      As barracas vendem uma imensa variedade de peças. Redes, quadros em madeira, pinturas cerâmicas, comidas e bebidas típicas,bijuterias,camisetas e outras peças do vestuário, brinquedos, pedras etc..Os preços em geral já são razoáveis ( pois a concorrência é grande ), mas é sempre possível pechinchar.Fortaleza e outras cidades do Nordeste são conhecidas pelo talento de seus artesões.
       No dia 3 de outubro acordamos cedo , tomamos café e fomos para uma escola perto da casa da família de nossa  nora, justificar o nosso voto,pois era eleição no Brasil para escolha de Presidente , deputados, senadores etc..
      Foi bem rápido.Logo que saímos fomos  todos para um churrasco na casa dos familiares de nossa nora. Esta casa ficava perto da Praia de |Cumbuco.. Foi um dia bem agradável. Voltamos no final da tarde.Logo que chegamos  nos arrumamos e às 20 horas já estávamos no Dragão do Mar onde jantamos e ouvimos uma música. Voltamos para casa quase meia noite.
     Dragão do Mar- é o nome pelo qual ficou conhecido o jangadeiro Francisco José do Nascimento, que em vida era também conhecido como Chico da Matilde.Em, 1811, Dragão do mar, que havia sido nomeado para a importante função de Prático do Porto de Fortaleza, liderou um movimento de jangadeiros que se recusava a fazer transporte de escravos. O movimento abolicionista foi forte no Ceará, a primeira província a abolir legalmente a escravidão.
      Inaugurado em 7 de agosto de 1998, o Centro Cultural possui 30 mil metros quadrados de área para vivenciar a Arte e a Cultura Cearense. Possui atrações como o Memorial da Cultura Cearense, o Museu de Arte, o  Cine Teatro, o anfiteatro , a Oficina de Arte e o Planetário. O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura é uma infra estrutura completa para o exercício do lazer e da arte,objetivando democratizar o  acesso à cultura, gerar novos empregos e movimentar o mercado turístico cearense.
        Visitantes de todas as localidades e classes sociais, das mais variadas faixas etárias e de renda visitam o Dragão do Mar. A premissa básica é a de que a programação artístico cultural desenvolvida seja sempre plural, diversificada , inovadora e de alta qualidade, sofisticada até. Porém o acesso é democratizado, permitindo que a população de baixa renda possa ter acesso aos bens simbólicos ofertados.
        Aos domingos a visitação  ao Memorial e Museu é gratuita. A maioria dos eventos musicais é aberta ao público ou cobrada preços simbólicos, bem abaixo daqueles praticados pelo mercado.




          Mais ou menos às 11 horas do dia 4 de outubro fomos para o Centro da cidade. Passamos  quase todo o tempo fazendo compras no Mercado Central e na Monsenhor Tabosa. Enquanto estávamos na  Monsenhor meu filho e meu marido foram passear na Avenida Beira Mar. Almoçamos ai no centro da cidade e só retornamos  já escurecendo.
          Mercado Central-ocupa um prédio de quatro pisos, ligados por escadas, passarelas e elevador. O local foi projetado especialmente para ser um mercado e reformado recentemente; e em cada um dos pisos,funcionam diversas lojas,sem divisão por produtos.
          Convém pesquisar todas as lojas antes de comprar. Os preços em geral são similares, mas sempre é possível pechinchar e obter um desconto ( especialmente se a compra for de mais de uma unidade). No primeiro piso há alguns restaurantes e self service populares.
         Beira Mar- Praias de Iracema, do Meireles e Mucuripe . Estas duas últimas são ótimas para caminhadas, pois têm calçadas largas, ladeadas por barracas à beira mar, lojas e serviços diversos: à noite o local preferido é Iracema e sua famosa boemia.
         Além das ´praias urbanas, o Ceará oferece praias mais afastadas, como Canoa Quebrada e Jericoacoara. Em Fortaleza ,há uma estruturada rede de operadoras de turismo levando visitantes a esses e outros locais encantadores.
        Iracema, a Virgem dos Lábios de Mel, foi imortalizada no romance de mesmo nome, obra mais conhecida do mais conhecida do mais famoso escritor de Fortaleza, José  de  Alencar.
        Iracema é ficção de Alencar ou foi de fato personagem histórica ? Um pouco de ambos. Os livros de história registram que o Português Martim soares Moreno foi um dos grandes heróis na guerra contra os invasores holandeses, na primeira metade do século XVII; é também sabido que Martim Moreno, ao tomar contato com a cultura indígena, optou por viver entre os índios. Martim Moreno é também o herói da obra de Alencar, e Iracema, a virgem dos lábios de mel e cabelos negros como a asa da graúna, é sua esposa. Para muitos, ao narrar a saga do casal. Alencar procurou retratar a formação da cultura cearense, pela união das culturas branca e indígena; o filho do casal, Moacir, fruto da miscigenação, seria a gêneses do povo do Ceará: na obra, Iracema morre, e o seu lugar em que é enterrada, sob um coqueiro e à margem de um rio, passa a chamar-se Ceará.
       A imagem de Iracema  está tão associada a Fortaleza que existem atualmente cinco estátuas da Índia na cidade. Até o final do século passado, a estátua da Praia do Mucuripe, inaugurada em 1965,era a nais conhecida, ponto obrigatório de visitação.
        Em 1996, uma nova estátua foi inaugurada à beira mar da  Praia de Iracema.
        Diferentemente das demais,que mostram Iracema e família,essa obra mais recente, denominada " Iracema, a Guardiã ", mostra a heroína segurando um grande arco, olhando para o mar,como se estivesse em posição de batalha.
        Desde o entardecer, moradores locais e visitantes começam a rumar para Iracema, em busca das diversas opções de restaurantes e diversão noturna; as ruas de Iracema ficam tomadas até o amanhecer. Embora tenha sido sempre a área preferida pelos boêmios de Fortaleza, Iracema viveu um período de decadência até os anos 1980; naquela época, o Governo deu impulso a um programa de revitalização da área. com obras públicas e incentivos a novos empreendimentos. Vários edifícios antigos foram reformados, vários restaurantes, clubes noturnos e lojas foram abertos. O Centro Cultural Dragão do Mar foi construído pelo governo, e transformou-se num dos maiores centros do gênero no país. A antiga Ponte dos Ingleses foi reconstruída, ganhou lojas e outros serviços, e transformou-se também num dos pontos mais procurados pelos turistas.
         Meireles é o trecho de praia ao redor da Feirinha de Artesanato e do Clube Náutico de  Fortaleza. A área concentra grande número de hotéis, restaurantes, lojas e outros serviços turísticos; muitas vans de turismo, que oferecem tours  na cidade e redondezas, têm o Meireles como ponto de saída e chegada.
        No final da praia, no trecho próximo ao Porto de Mucuripe, pode-se ver diariamente uma profusão de jangadas e outros barcos rústicos. Existem diversas jangadas turísticas espalhadas por Fortaleza, para que os turistas tirem fotografias; em Mucuripe, as jangadas são  de fato utilizadas como meio de vida pra diversas famílias de pescadores. Dependendo do horário, pode-se ver os jandadeiros ajudando-se mutuamente no trabalho manual ( utilizanado tabuas roliças) de levar as jangadas para o mar e de volta para a areia.
       É do Mucuripe  também que partem os passeios de barco; as embarcações podem levar algumas dezenas se pessoas, e aparentemente são vistoriados para garantir a segurança  dos passageiros. Informe-se nos quiosques localizados nas calçadas da praia. Os hotéis geralmente oferecem esses pacotes, porém nos quiosques é possível algum desconto.



       



Nenhum comentário:

Postar um comentário