Como temos uma nora que a família mora em Fortaleza, e ela estava passando uns dias lá,fomos convidados a passar 6 dias nesta cidade.
Fomos para o aeroporto ( eu, meu marido e meu filho que é casado com a nora que está em Fortaleza) com nosso filho do meio, nora e neta. Pegamos o voo das 22 horas e 45 minutos. Após uma hora e 20 minutos já estávamos em Fortaleza. No aeroporto Pinto Martins, nossa nora já estava nos esperando juntamente com seu pai.
Como já era tarde da noite fomos direto para casa. Arrumamos tudo e fomos dormir.
Logo que acordamos ,tomamos café e saímos todos ( eu,meu marido, filho,nora ,mãe da nora e seu esposo) fomos conhecer o Beach Park.
O Beach Park é um imenso parque aquático, com rios artificiais, piscinas, duchas e cachoeiras, localizada junto à praia Porto de Dunas- cenário da novela Tropicaliente,onde se alugam buges, ultraleves e jet ski.
PRAIA DO BEACH PARK
Quase uma hora da tarde fomos almoçar na Prainha que pertence ao município de Aquiraz.
Ficamos até quase o final da tarde. Fomos para casa descansar um pouco. À noite fomos para uma barraca na Praia do Futuro,onde assistimos um um show de Pop Rock e logo após um outro show com dois humoristas. Quando o show acabou,a ainda ficamos para assistir um grupo que tocava excelentes músicas. Meu marido pediu para ele tocar uma música de Raul Seixas. Ficamos neste local muito agradável até tarde da noite.
Praia do Futuro-A preferida dos banhistas. Shows artísticos quase todos os dias.
Acordamos um pouco tarde. Almoçamos em casa , ficamos conversando até mais ou menos às 16 horas.
Saímos com nosso filho, nora e sua mãe .Fomos para a Ponte dos Ingleses onde vimos o espetáculo da lua cheia iluminando a cidade. Em seguida fomos para a Feirinha de artesanato que é armada todos os dias na Avenida Beira Mar. Ela é muito boa. Possui uma variedade muito grande de produtos e com ótimos preços. Aproveitei para fazer algumas compras.
Feira Noturna de Artesanato- Várias barraquinhas com rendas,redes, artesanatos, doces, castanhas de caju atraem todas as noites uma multidão de turistas para este trecho do calçadão. Fica no calçadão da av. Beira Mar na Praia de Meireles.
Voltamos para A Praia de Iracema pois íamos para outro show de humor ( desta vez com 4 humoristas). O local estava lotado e tinha gente de várias localidades do Brasil e do Mundo. Antes do show de humor eles fizeram uma apresentação de um forró Pé de Serra. O ingresso dava direito ao show e um rodizio de massas. Quando saímos já era mais de meia noite.
Praia de Iracema- esta praia com o nome da virgem dos lábios de mel,é a preferida de poetas e intelectuais e daqui se contempla um magnifico pôr do sol.O calçadão foi reformado e virou o ponto obrigatório para um giro noturno.
Praia do Meirelles-arborizada ,largos calçadões, feira artesanal, quadra de esporte.Por isso concentra um grande número de banhistas.
Praia do Mucuripe- Bela enseada. Cenário de jangadas, da estátua de Iracema e do farol. Ao entardecer vale a pena assistir do alto das dunas à chegada dos jangadeiros.
No dia seguinte às 8 horas já estávamos todos prontos com destino a Cumbuco. Passamos em Icaraí mas não saltamos. Icaraí e Cumbuco pertencem ao município de Calcária. Ficamos em um Bar restaurante à beira mar onde almoçamos e permanecemos até a nossa volta.
Tiramos vários retratos nas jangadas. O mar é bem verde e tem ondas. Tomei um bom caldo (rolando nas ondas) tomando banho .
Eu, meu marido , filho e nora fizemos o passeio de bugre ( ida pelas dunas e volta pela praia ) e pagamos R$100,00 reais. Você pode escolher com pouca ou muita emoção. Claro que escolhemos com pouca. Paramos na Lagoa do Parma Mirim onde tomamos um ótimo banho. A lagoa fica bem lá embaixo. Poderia descer de Skimbunda ou andando.O problema foi a subida. Ainda bem que tem uma parte que pisamos em uns pneus e seguramos em uma corda lateral. O banho nesta lagoa é uma delicia. A segunda parada foi na Lagoa do Banana ideal para banhos e passeios.Paramos também no local onde foi realizada as filmagem da novela Meu Bem Querer.
Depois deste passeio de bugre , voltamos para a barraca da praia e retornamos para Fortaleza. Estávamos tão cansados que resolvemos dormir cedo, pois amanhã iremos passar o dia todo fora.
Saímos todos logo após o café e fomos para Morro Branco, uma praia extensa, cheia de cavernas e nascentes de água doce que jorram de suas falésias e os artesões que trabalham com as areias coloridas. Deixamos os carros estacionados e começamos a explorar as coisas à pé . Morro Branco fica aproximadamente 80km de Fortaleza e é possível chegar tanto pela BR-116 como pela CE-040.Paramos primeiro para admirar o trabalho dos artesões. Aproveitamos para comprar algumas lembranças. As areias coloridas são originais de Morro Branco. No labirinto comprovamos a variedade de cores que a areia pode ter.
Nossa próxima visita foi ao Parque das Falésias. Segue algumas fotos para ser admirada a sua beleza. O Labirinto é um lugar fantástico, no meio das dunas,com um cenário inesquecível. O calor e o silêncio fazem você sentir-se em outro planeta. Em alta temporada chegue cedo; os ônibus com milhares de turistas barulhentos começam a chegar a partir das oito da manhã. Ai diga adeus à solidão e ao silêncio do local.
Inúmeros gias mirins oferecerão seus serviços por quantias bem módicas. Não é necessário nenhum guia para conhecer o local, já que não é bem um labirinto ( você não vai se perder),mas se quiser ouvir histórias um tanto exageradas e fantasiosas contrate um garoto.
Acabamos a nossa visita às falésias, quase meio dia.Fomos visitar a Praia das Fontes onde almoçamos. Esses dois lugares ( Morro Branco e a Praia das Fontes ) pertencem ao município de Beberibe. Ficamos por algum tempo nesta praia onde visitamos as grutas com água e tomamos um banho. Quando estávamos voltando para Fortaleza paramos nas tapioqueiras ( município de Messejana) onde fizemos um ótimo lanche. Uma delicia. As tapiocas são feitas com um recheio variado. Ainda tomamos um cafezinho com leite.
Depois deste delicioso lanche, fomos para a Lagoa de Porangaba em Mesejana, onde está a mais nova estatua de Iracema , dentro da lagoa.
Chegamos em casa às 20 horas ,depois de um dia muito agradável e rico em cultura. Estava programado irmos a um Boteco para vermos um samba de mesa, mas preferimos dormir mais cedo para aproveitar o dia de amanhã.
Como sempre, cedo já estávamos prontos . Eu, meu marido , filho ,nora e o pai dela fomos visitar o centro da cidade. Nossa primeira parada foi na Praça do Ferreira, Passeio Público, onde tem uma estátua de Rachel de Queiroz, Catedral, Santa Casa da Misericórdia , Igreja do Rosário e o Forte. ( tudo isto fica no centro da cidade)
Catedral- É gótica e imensa, com torres de 75 metros de altura.Projetada pelo arquiteto francês George Maunier e inspirada na catedral de Colônia, Alemanha, tem capacidade para 5000 pessoas e começou a ser erguida em 1938. Foi inaugurada em 1978 por D. Aloísio Lorscheider.
Igreja do Rosário-Mais antigo templo de Fortaleza. Em 1730 era somente uma capela de taipa e palha. Em 1755 foi refeita com pedra e cal. Foi a matriz da cidade de 1821 a 1854.
Forte Schoonenborck- deste forte nasceu Fortaleza. Construído em 1649 por Mathias Beck, durante a ocupação holandesa, o forte foi retomado pelos portugueses em 1654, que o rebatizaram com o nome de Nossa Senhora da Assunção.
Mercado Central- foi fundado em 1931 para a venda de frutas e legumes, mas ao longo dos anos ganhou cara nova. Hoje, possui centenas de boxes que vendem de tudo:produtos de couro,, doces, ervas medicinais, artesanatos e claro as famosas redes e rendas de Fortaleza.
Depois de conhecermos todos estes locais,fomos almoçar no centro da cidade pois ainda tínhamos outros locais para visitarmos.
Claro que não poderíamos deixar de ir ao Mercado Municipal. Este é um paraíso para as compras . Não esqueça de comprar as deliciosas castanhas. Passamos quase 3 horas nas compras.Você encontra uma variedade muito grande de artesanato e com um preço muito bom. Claro que aproveitei para fazer compras.
Quando saímos demos uma passada no Beco da Poeira , que é um local onde é vendido confecções por um preço bem barato. ( muito barato ).
Falta ainda, ir visitar a Ponte dos Ingleses para ver o pôr do sol e a ressaca do mar.
Jantamos em um restaurante japonês e logo após fomos para O Dragão do Mar. Em um bar estava tendo uma música ao vivo ( voz e violão ). Ficamos até mais ou menos às 21 horas. Tiramos uns retratos com Patativa do Assaré. O local é bem agradável.
Dragão do Mar- ( Centro Cultural Dragão do Mar ) Vitrine da produção cultural do estado.Inaugurado em 1999, reúne dois museus, teatro ,planetário,livraria,café e lanchonetes. Abriga também o Memorial da Cultura Cearense, que incluí rendas de bilro e ex votos.
Como sempre, acordamos cedo e fomos fazer algumas compras em um centro comercial. Depois fomos para a Praia do Futuro, passando pela Praia de Iracema e a de Mucuripe. Vimos duas estátuas de Iracema. Uma delas com o arco na Praia de Iracema e a outra ( mais antiga) na Praia de Mucuripe ( Ela,o cachorro,o nenê na manjedoura e o português - pai do filho dela ).
Na Praia do Futuro vimos as barrancas que possuem uma infra estrutura de clube. Na volta paramos para almoçar em um restaurante famosa pela sua carne do sol. Logo após o almoço fomos fazer compras na Monsenhor Tabosa. Voltamos para casa mais ou menos às 16 horas. às 19 horas já estávamos indo para o aeroporto. Como nosso voo atrasou um hora, aproveitamos para ficar conversando mais um pouco com os pais de nossa nora que tão bem nos acolheu. Chegamos em Salvador quase meia noite , pois fizemos uma escala em Recife.
Está viagem ficara sempre na nossa memória pois fomos muito bem recebidos por todos e uma participação especial de minha nora que elaborou todo o nosso roteiro.
Fortaleza é muito simpática e os seus moradores também.
Cantinho informativo- CUMBUCO
O nome Cumbuco seria adivinho de cumbuca, uma especie de cabaça utilizada na cozinha.Mas isso pouco importa diante da beleza da praia,a mais atraente do município,na Região Metropolitana de Fortaleza.Agasalhada por dunas branquíssima e emoldurada por verdejante coqueiral ,Cumbuco é um destino fascinante para quem busca contato com a natureza,descanso ,lazer e ao mesmo tempo,esportes cheios de aventura nas dunas ou nos verdes mares que banham a vila de pescadores e mais 5km de orla.
Na Praia de Cumbuco não faltam opção de passeios e o turista ainda desfruta de boas opções de hospedagem, gastronomia que agrada até os paladares mais exigentes e da companhia de nativos acolhedores.Por tudo isto, a praia transformou-se em parada obrigatória para quem vem ao Ceará em qualquer época do ano.Cumbuco cresceu com a vinda dos turistas e o fácil acesso.
O melhor é desbravar as dunas em passeios de buggy, utilizando veículos de bugreiros cadastrados nas dunas e associações locais, que atuam em parceria.Seja o passeio,com ou sem emoção, à escolha dos passageiros, o deslumbramento e a diversão estão garantidos. A primeira parada é na Lagoa do Parma Mirim. Cercada de dunas altas, lembra um oásis. Ali se pratica o famoso " esquibunda". esporte nativo, em que se usa uma tábua de madeira para deslizar desde o topo da duna até a base, num mergulho nas águas da lagoa. Nativos ensinam o divertido esporte. O lugar também é ponto privilegiado para apreciar a paisagem, num harmonioso encontro entre praia, serra e sertão.
A parada seguinte é na Lagoa do Banana, ideal para o banho e passeios de barco, caiaque, jet ski e banana boat. Casas de veraneio se destacam na paisagem. Bares e restaurantes fazem o receptivo dos visitantes. O passeio de buggy pela praia inclui, ainda, uma passagem nas ruínas do que foi o cenáripo de gravações da novela global Meu Bem Querer. No retorno à vila de pescadores, jangadas com velas coloridas descansam à beira mar à espera de aventureiros que queiram curtir a emoção de navegar pelos verdes mares de Cumbuco, conferindo a paisagem do mar para o continente.
Cumbuco também oferece passeios de jegue e a cavalo, sob a direção de nativos cadastrados, pela Fundação de Desenvolvimento do Turismo e do Lazer, vinculada à Prefeitura. A ordem é diversão e lazer para todos com segurança e respeito ao meio ambiente. Para os mais acomodados, a dica é o passeio à pé e sem pressa pela areia para integrar-se à paisagem .A outra boa medida é aproveitar as barracas de praia o longo da orla, que oferecem o melhor da culinária praiana. Experimente o peixe grelhado e a peixada cearense.
A maioria das barracas de praia fica na área da vila, que cresceu com a chegada de veranistas que ergueram casa luxuosas. Mas, o lugarejo mantém sua simplicidade. Jangadeiros e outros nativos adoram um bate papo. Um pequeno mercado conta com pontos de venda de artesanato a preços convidtivos. O destaque são artigos de praia em croché e bordados.

Nenhum comentário:
Postar um comentário