terça-feira, 30 de agosto de 2011

Conhecendo melhor a Lapa ( Paraná- Brasil )

           Saímos de Curitiba ( eu e meu marido ), com um casal amigo que nos pegou no hotel mais ou menos às 10 horas da manhã. Com uma hora de viagem estávamos chegando nesta cidade. Resolvemos fazer primeiro um tour pela cidade  e paramos no Cristo onde admiramos a vista de toda a cidade.  Já era meio dia quando paramos em um restaurante típico para nos deliciarmos com a diversidade de pratos que foram servidos.Depois do almoço fomos fazer outro tour, só  que desta vez foi parando em cada lugar. Fomos na prefeitura,nos museus,Casa da Câmara, na Casa Vermelha- Centro de Artesanato Aloísio Magalhães, Casa da Cultura, Teatro São João, Museu das Armas, Museu do Tropeiro, Panteon dos Heróis, Monumento a Gomes Carneiro  etc.
            Quando acabamos de visitar todos estes locais, já era  o final da tarde.  Pegamos o carro e retornamos para Curitiba.
           Algumas informações:
           Lapa,do latim, significa lápis pedra e foi adotado este nome em virtude da existência, nas proximidades, de formações areníticas que formam a Gruta do Monge.
           A Lapa foi undada por volta de 1731, às margens da Estrada da Mata, que era um trecho do histórico Caminho Viamão Sorocaba. Sua primeira  denominação foi Capão Alto. Depois passou a chamar-se Vila Nova do Príncipe.
          Em 1872, Vila Nova do Príncipe foi elevada à categoria de Cidade, porém com denominação de Lapa.
          A corrente imigratória alemã foi a que se radicou na Lapa, por volta de 1928.

       
                        A cidade da Lapa desempenhou importante papel por ocasião da Revolução Federalista em 1894. Foi o episódio do " Cerco da Lapa" que marcou a resistência da cidade ao ataque de rebeldes sulinos comandados por  Gumercindo Saraiva, feito que ficou inserido na história do Brasil revelando o General Gomes Carneiro como o grande herói daquela insurreição e tomando a cidade " Legendária .
     

Parque Estadual do Monge- Gruta do Monge -O parque foi criado em 1962.Possui uma área de 55ha. Ladeada por significativa vegetação, além de quedas d´água, e uma fonte de água considerada milagrosa. Equipado com canchas de voleibol, churrasqueiras, lanchonete, restaurante e instalações sanitárias. Uma de suas principais atrações é a Gruta do Monge, que atrai um grande número de fiéis e visitantes, movidos pelos fenômenos extraordinários evidenciados pelo poder de fé. A gruta teria sido abrigo do ermitão João Maria, que se dedicou ao estudo das plantas da região, fazendo orações públicas e medicando enfermos. Possuía a fé. O acesso ao parque se dá por rodovia pavimentada de onde se descortinam paisagens características do Paraná, com muitas araucárias, num percurso de 3,5km. No alto da elevação, quase na entrada do Parque está a estátua de Cristo abençoando a cidade. 



           Museu do Tropeiro- Criado pela Prefeitura Municipal em parceria com a União dos Tropeiros da Lapa, é um importante espaço cultural, que com seu acervo resgata o movimento tropeirista dos tempos do Caminho do Viamão, ligando o Rio Grande do Sul a São Paulo e que deu origem a diversas cidades paranaenses. Um destes pouso foi a Lapa, que pela sua boa vegetação, clima e água, era denominada " país dos Tropeiros ".









            Centro de Artesanato Aloísio Magalhães-Embora não se saiba exatamente a data de construção desta casa, presume-se, por suas características  arquitetônicas luso brasileiras, trata-se de uma das mais antigas moradias da Lapa, provavelmente erguida na primeira metade do século XIX.





                   
                          Museu de Armas-O prédio foi construído em estilo colonial português em alvenaria de pedras e abriga um importante acervo histórico militar. Lá estão expostas as armas da Revolução Federalista e as usadas pelo exército brasileiro durante o Império, como canhões Krupp de diversos modelos e calibres, fuzis, canhões etc...
                         Teatro São João-Um dos teatros construídos em estilo Elisabetano, juntamente com o de Sabará em Minas Gerais, foi e continua sendo o centro cultural da Lapa. Com capacidade para 212 espectadores, foi construído em 1873 e possivelmente inaugurado em 1876. Em 1880, recebeu a visita do Imperador D. Pedro II e sua comitiva.





Nenhum comentário:

Postar um comentário