Quando fizemos o passeio de trem de Curitiba até Morretes,fizemos um pacote para um passeio até Antonina , passando na volta em Morretes e retornando para Curitiba pela serra da Graciosa.
Antonina é uma cidade portuária tranquila, localizada na Baía de Paranaguá, a 80km de Curitiba. Possui pouco mais de 17 mil habitantes e um animado Carnaval.
No inicio do século XVIII, um povoado, formado principalmente por garimpeiros de ouro, começou a erguer-se no local.Em 1714, uma capela foi construída em homenagem à Virgem do Pilar e se transformaria posteriormente na Igreja de Nossa Senhora do Pilar.
Em 1797, o povoado foi elevado à condição de vila e cidade, no mesmo ano, com o nome de Antonina, em homenagem ao príncipe D. Antônio.
A construção da Estrada da Graciosa, no final do século XIX, junto com a ferrovia, impulsionou o desenvolvimento de Antonina, que se tornou um dos principais portos do Brasil, no inicio do século XX.
Abraçada pela serra e pelo mar, a cidade histórica conserva velhos casarões coloniais nas estreitas ruas de paralelepípedos, herança dos tempos em que foi um dos principais portos do Paraná. Vale a pena conhecer construções históricas como a Matriz Nossa Senhora do Pilar, no alto do morro.
A cidade orgulha-se de realizar um dos mais animados carnavais de rua do Estado.Suas praias são muito procuradas por suas águas mansas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário