terça-feira, 6 de setembro de 2011

Nazaré e Maragogipinho ( Bahia - Brasil )

            
                     Estávamos na Ilha de Itaparica  com um casal    e juntamente com mais  dois amigos, resolvemos dar uma passada em Nazaré das Farinhas e chegar até Maragogipinho .  Foi um passeio muito agradável, pois tivemos uma aula ao vivo d como s chega a confecção de verdadeiras obras de arte. Vimos desde o local da retirada do barro até a queima das peças já prontas.     Voltamos para Itaparica  na metade da tarde .          


                                               NAZARÉ DAS FARINHAS


                                                      MARAGOGIPINHO


A cidade de Maragogipinho, próximo da cidade de Nazaré mais conhecida como Nazaré das Farinhas, no Estado da Bahia, tem como principal atividade econômica o trabalho com barro. É considerado o maior  centro de produção de cerâmica artesanal da Bahia e há quem afirme ser um dos maiores pólos da cerâmica artesanal da América Latina. Fica localizado há três horas de Salvador ( de carro, passando pela Ilha de Itaparica, via ferry boat ), cerca de 230km aproximadamente.



Sua cerâmica é produzida em cerca de 100 oficinas, todas bem rústicas, a maioria sem nenhum avanço técnico, usando antiquados métodos de fabricação: torno de oleiro movido com o pé; barro sem a qualidade adequada; queima em rudimentares fornos a lenha etc...


Seus artesãos, mulheres e homens , com rudes ferramentas modelam, decoram  queimam potes, moringas, vasos , pratos, tigelas, jarros, esculturas, objetos, santos- milhares de peças todos os meses, objetos que apresentam m sua forma  nítidas influências indígenas e portuguesas.


 Grande parte da produção de Maragogipinho é exposta durante a Feira do Caxixis que se realiza, anualmente, durante a Semana Santa, em Nazaré das Farinhas. esta tradição  secular leva milhares de visitantes à cidade a partir de quinta feira. paralelamente ao evento, corre a encenação da paixão de Cristo e shows musicais.



Na ocasião uma variedade enorme de peças cerâmicas são expostas m dezenas de barracas. Vendem além dos caxixis ( miniaturas de peças maiores, utilitárias ou zoomorfas, originalmente destinadas a uma finalidade lúdica  -jogos  e brinquedos ), todo o tipo de trabalho feito com o barro.


Deve ser salientado que a excelência dos trabalhos dos artesãos de Maragogipinho tem sido reconhecida. Recentemente exportaram um contênier de peças para a Europa .


A maioria dos artesãos de  Maragogipinho pertence a uma Associação representativa da classe. A maioria destas peças  são inconfundíveis face ao acabamento com Tauá ( engobe usado em decoração de peças proveniente da argila rica em óxido de ferro que dá uma coloração avermelhada às pças). 


                     Outra característica local, usada na decoração das peças,  desenhar com tabatinga ( argila líquida) de cor branca muito abundante na região.





LOCAL DA QUEIMA DOS PRODUTOS


PRODUTOS ANTES DA QUEIMA





LOCAL ONDE O BARRO É RETIRADO



2 comentários:

  1. Maravilhosa esta pesquisa...vendo cerâmicas, e amanhã estarei lá bem cedinho.
    Adalberto

    ResponderExcluir
  2. Oi bom dia gostaria de compra um vaso

    ResponderExcluir