domingo, 4 de setembro de 2011

Campos do Jordão ( São Paulo - Brasil )

   

          Como estávamos em São Paulo, (eu e meu marido)   resolvemos ir até Campos do Jordão. Adoro frio e ali seria o local ideal para pegar um friozinho e admirar sua paisagem.

         Fomos para a rodoviária de táxi. Compramos as passagens  quase na hora da saída.Com mais ou menos duas  horas e meia estávamos chegando. A viagem é bem agradável. Cada vez mais vamos subindo a Serra da Mantiqueira. Esta cidade fica distante de São Paulo 184km.
       
     Chique, esnobe e gelada. Alpes paulistas, Campos imita ares europeus em tudo: arquitetura germânica, bosques de araucárias nas montanhas, concertos de músicas clássicas nas noites de  inverno. No inverno São Paulo sobe a serra e  faz ponto nos cafés e restaurantes em Vila Capivari, o bairro maios charmoso, nesta que já foi estação de  tratamento de tuberculosos e inspirou artistas que iam se curar na cidade.

     
         Quando chegamos na rodoviária pegamos um táxi até o nosso hotel. Como estávamos sem carro ,resolvemos nos hospedar bem no miolinho,onde pudéssemos fazer tudo andando.Fomos primeiro para um hotel. Quando chegamos no quarto, não gostamos das acomodações. Era um pouco antigo, com carpete. Resolvemos ir para um outro bem próximo, que era bem aconchegante.

             Fomos almoçar nas proximidades. Depois do almoço  fomos fazer o passeio de trem. Como eles ofereciam dois roteiros , fizemos logo o que  passava pelo Mirante e  Ducha da Prata.


         Campos do Jordão é com certeza o destino certo a ser visitado o ano inteiro, a cada estação do ano a cidade se enche de cores e com o seu clima bem determinado em cada época, permite aos visitantes contemplarem sua beleza e terem momentos inesquecíveis.


                                          DUCHA DA PRATA
                                         

              Cascatas desabam das rochas. Canos jogam águas do riacho do salto sobre " decks " de madeira para um banho refrescante

         Nesta parada do trenzinho,  você pode aproveitar para comprar algumas lembrancinhas, como malhas, trufas, doces e chocolates.
          Não deixe de fazer o passeio  de maria fumaça. Ela faz um percurso de 19km, parando no mirante e na Ducha da Prata.O Mirante é o Morro do Elefante. Você pode chegar lá, por teleférico, ´por estrada asfaltada ou trilha. Ele fica a 1.720metros e você pode passear  de cavalo ou apenas curtir a paisagem.


        No mês de julho , a cidade fica lotada com o seu Festival de Inverno.  Os  hotéis dobram de preço e o metro quadrado da cidade com os seus bares  é muito disputado.







                                               
                                           LOCAL DE SAÍDA DO TRENZINHO


                                        MORRO DO ELEFANTE
                       

                 LOCAL DO TELEFÉRICO PARA O MORRO DO ELEFANTE


        À noite fomos jantar   em um dos  restaurantes  do Boulevard Genève. O frio estava uma delicia.Fomos dormir quase meia noite.
       

          No dia seguinte, logo  após o café da manhã, mais ou menos às  9 horas , já estávamos no local de saída do trenzinho , para fazermos o passeio  número dois.Este era mais para  conhecermos as grandes mansões e verdadeiras obras de arquitetura. Quando voltamos fomos almoçar e explorar mais um pouco a cidade. Fizemos algumas compras e ficamos sentidos pois o teleférico não estava funcionando. Fomos para o hotel descansar um pouco para aproveitar a noite.


                                           ROTEIROS DO TRENZINHO




                               
                                         LOCAL DO AGITO DA NOITE


        No Boulevard Genève, você vai encontrar cafés, confeitarias, lojas de malhas e artesanato, restaurantes ,barzinhos nas calçadas e "footing" noturno.


        Uma coisa que nos chamou a atenção foi a variação  rápida da  temperatura. Observem os retratos abaixo. Quando saímos à noite para jantar , estava tão frio que não tivemos condição de ficar do lado de fora do restaurante. Os bares  colocam aquecedores. É uma delícia o frio. Voltamos para o hotel ,pois amanhã cedo já estaremos retornando para São Paulo.  Quando acordei pela manhã, a temperatura estava  um grau. Após o   café da manhã, pegamos um táxi e fomos para a rodoviária ,. Pouco tempo depois já estávamos retornando  para São  Paulo.
         Se você tiver um pouco mais de tempo, vale fazer um passeio de trem. A Estrada de Ferro Campos do Jordão surgiu com interesse comercial e incentivo do sanitarista Emílio Ribas, que no ano de 1912 deu início às obras desse empreendimento que ligava a então vila de Campos do Jordão a Pindamonhangaba, por um trajeto férreo de 47km. A ferrovia que até a década de 70 era uma forma de chegar a Campos do Jordão, começou a ceder espaço para as rodovias, porém ganharia uma nova e charmosa função: atração turística.
     




Nenhum comentário:

Postar um comentário