quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Itaparica ( Bahia - Brasil )

   
       A Ilha de Itaparica está localizada a 13km ( via Ferry boat) de Salvador e é a maior das 56 ilhas da Baía de Todos os Santos.


           A Ilha de Itaparica possui um conjunto histórico e arquitetônico dos mais aprazíveis, praias de águas mornas, folclore diversificado, artesanato próprio e culinária das mais apreciadas em todo o Brasil.
     

Os registros históricos sobre a ilha são riquíssimos, destacando-se a vinda, em 1510, do navegador português Diogo Álvaro Correia, o " Caramuru " que, enamorado da princesa tupinambá " Paraguaçu", filha do cacique Taparica, desposou-a, fundamentando, a partir desta união, a junção das raças européia e indígena, formando então a primeira família genuinamente brasileira.


PONTE VELHA ONDE OS NAVIOS CHEGAVAM


ESTAÇÃO DE MEDIDAS MAGNÉTICAS


AVENIDA 25 DE OUTUBRO


FORTE DE SÃO LOURENÇO


A maior atividade econômica da ilha foi  a pesca da baleia, sobretudo durante os séculos XVII e XVIII, por isso antes de chamar-se de Itaparica era conhecida como Arraial da Ponta das Baleias.


MARINA DE ITAPARICA


O MERCADO- LOCAL DAS SERESTAS


BIBLIOTECA PÚBLICA


BOULEVARD


IGREJA DE SÃO LOURENÇO



 PARQUE DA FONTE DA BICA



A cidade de Itaparica é a única estância hidromineral à beira mar das Américas, possuindo uma água com características medicinais inigualáveis e únicas em palatabilidade. Ela é carbonatada e sulfatada com boa dose de ácido carbônico, teor de radiatividade na fonte a 20 graus centígrados de 0,82 maches. Tem excepcional poder digestivo e diurético sendo recomendada especialmente para pacientes com problemas no fígado  e baço.







FORTALEZA DE SÃO  LOURENÇO


A ilha foi atacada pelos corsários ingleses em 1597. Entre os anos de 1600 e 1647 ela foi  invadida pelos holandeses. Durante a última destas invasões os holandeses chegaram a construir  um forte, na cidade de Itaparica, denominado Forte de São Lourenço na ilha de Itaparica.


PRAÇA DA PREFEITURA


PREFEITURA


                  Em língua tupi, a expressão " itaparica", significa " cerca de pedra". A ilha foi descoberta em  primeiro de novembro de 1501 por Américo Vespúcio, juntamente com a Baía de Todos os Santos.O povoamento começou na contra costa em 1560, quando os jesuítas, fundaram a Vila do Senhor da Vera Cruz,  onde hoje se localiza a vil e Baiacu.






ENTRADA PARA A CIDADE DE ITAPARICA







 PRÓXIMO À PONTE VELHA


PRAIA DO BOULEVARD

 ARQUIVO DA PREFEITURA






PROCISSÃO DO FOGARÉU NA FESTA DE 7 DE JANEIRO



DESFILE DOS CABOCLOS NA FESTA DE 7 DE JANEIRO



Itaparica foi palco também de importante batalha durante a lutas de Independência da Bahia, entre 1821 e 1823. Nesta data foi  concluída a Independência da Bahia  e consequentemente a do Brasil. Esta data é lembrada com muita festiva: apresentação dos caboclos, a  procissão do fogaréu  etc...


 MARINA DE ITAPARICA E SEU LINDO POR DO SOL





O por do sol na marina de Itaparica é admirado por todo os turistas que aqui chegam.O local é muito visitado por pessoa do mundo inteiro que fazem a sua parada  nesta marina por vários dias e até mesmo meses. É muito comum aqui chegar e resolver ficar morando.




  SÃO JOÃO NA ILHA



                              FESTA DO CARAPICU-  este é um acontecimento realizado no mês e janeiro ,onde os veranistas se misturam com os nativo e participam da pesca do carapicu. Ele é um peixe pequeno. Na festa todos entram no mar na mesma hora e são retirado na mesma hora. Depois é feita a contagem do peixes e verificado os tamanhos. É dado prêmios para quem pegou a maior quantidade e quem pegou o maior peixe.


NATAL NA ILHA






IGREJA DE NOSSA SENHORA DA PIEDADE











PROCISSÃO DE SANTO ANTÔNIO DOS NAVEGANTES


                   Esta festa é realizada no dia 5 de janeiro. O Santo homenageado sai da Igreja, percorre as rus da cidade , dar uma volta no mar e volta parta sua igreja de origem que fica no Bairro de Santo Antonio dos Navegantes.

SÃO JOÃO  NA ILHA



  




Nenhum comentário:

Postar um comentário