Esta é a escadaria da Igreja La Madeleine. É muito linda. Toda florida. Construída como um templo, a colossal Igreja de Madeleine domina o bairro inteiro. O edifício copia a arquitetura do mundo antigo.O imperador Napoleão tomou a decisão de usar deliberadamente um estilo que diferenciasse da geração anterior dos governantes.
O melhor ponto para apreciar esta igreja é o canto sudeste da praça, de onde se vê tanto a fachada como a sua lateral. Ela tem o desenho de um templo grego. com formas simples, rodeada por grandes pilares, e é dedicada a Santa Maria Madalena.Olhe para as esculturas no grande frontão da fachada. Elas mostram Jesus com maria madalena ajoelhada ao seu lado, implorando-lhe para que perdoe nossos pecados. A igreja foi originalmente encomendada por Napoleão como um templo à fama, mas ele mudou de ideia e converteu a construção numa igreja. Dentro há uma interessante pintura no teto, com santos famosos como São Luís e Joana D' Arc. O próprio Napoleão está representado, vestindo uma capa de cor mostarda, na parte inferior da pintura.É uma das raras pinturas do líder, já que quando ele perdeu o poder em geral sua imagem foi removida, ou sua cabeça trocada por de outra pessoa. A igreja é famosa pelos seus concertos e por seu potente órgão. Os concertos são divulgados na própria igreja e os ingressos são vendidos aqui. Em geral não são caros.
Saímos do hotel mais ou menos às 10 horas .
Abaixo segue o nosso trajeto, até chegarmos na Praça da República .
O dia estava lindo. O sol brilhava e a temperatura muito agradável.
Fomos andando até a concentração.
Já estamos no final do verão,mas as flores estão lindas.
Algumas árvores já começaram a escurecer as suas flores.Já notamos um matizado entre folhas verdes e marrons.
Chegamos na Praça da República mais ou menos às 11 horas. O movimento ainda estava um pouco fraco. Chegamos a pensar que a lavagem teria poucos acompanhantes.
Encontramos um grupo de forró. Conversamos bastante.Eles se apresentam em um bar e dão aula de forró, trazendo o Nordeste do Brasil para a França. Mais na frente encontramos mais um grupo vendendo camisas para o cortejo.
Quando chegamos o trio já estava arrumado e estavam aproveitando para passar o som.
Cada hora chegava um grupo de brasileiros para mostrar a sua cara na Europa. Este aqui foi um artista plástico chamando a atenção para o cuidado com a natureza.
As baianas,com suas roupas bem rodadas e enfeitadas com colares não paravam de chegar.
Os capoeiristas fizeram várias apresentações ,mostrando a cultura baiana na França.
Este é o Estandarte do Cortejo da Lavagem de Madeleine.
Na Lavagem não poderia faltar os rituais do Candomblé. Os Pais de Santo estavam presentes nos rituais.
Esta banda fez muito sucesso com várias coreografias.
Os policiais iam na frente abrindo as Avenidas para o Cortejo da lavagem. As pessoas vestidas com roupas brancas, fantasias de baianas enfeitavam as avenidas.
Por onde o cortejo passava, Paris parava para admirar.
Durante o cortejo tirei um retrato ao lado do estandarte de Madeleine.
Salvador ( Bahia - Brasil ) mandou uma equipe de televisão para fazer a reportagem da lavagem.
Encontramos no cortejo, apresentações de Maracatu, Bumba meu Boi e muitos brasileiros vendendo os seus quitutes.
E o cortejo passava por todos estes lugares chamando a atenção de todos. A animação dos brasileiros já era uma coisa esperada, mas os franceses cada vez mais se juntavam ao cortejo.
Neste local começou a chover . Já eram mais ou menos 2 e meia da tarde. Resolvemos parar para almoçar, já que estava chovendo. Quando terminamos o almoço, fomos para a Igreja de Madaleine, que estava bem pertinho.
A frente da Igreja é muito florida, e sua arquitetura é lindíssima.
Quando lá chegamos a Lavagem já estava terminando.Foi uma pena que passamos tanto tempo no cortejo e perdemos a hora da lavagem. No próximo ano não ficarei na concentração. Juro que chegarei em primeiro lugar nas escadaria da Igreja.Este ano participei da concentração e cortejo e no próximo ano participarei da lavagem.
Olhem como ficaram as escadas da Igreja. Elas foram lavadas com rosas e água de cheiro.
BATISMO DE JESUS
INTERIOR DA IGREJA
AS PORTAS DA IGREJA
Quando chegamos no local da lavagem ainda encontramos o carro de som ( trio elétrico ), o organizador e criador da lavagem e muitas baianas e populares . A policia francesa já estava pedindo para saírem da rua. Acho que eles deram um apoio muito grande, pois as avenidas por onde o cortejo passava era esvaziada pelos policias deixando a alegria dos brasileiros se espalhar por Paris
Quando saímos da igreja, pegamos o metro e fomos para o nosso hotel. A alegria dos brasileiros pelas ruas de Brasil era contagiante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário