No inicio do século XX, quando os fazendeiros começaram a cultivar cacaueiros trazidos da bacia do Alto Amazonas, Ilhéus, a maior cidade do litoral sul da Bahia, passou a ter a maior plantação da região. Um desastre violento ocorreu em 1989, quando grande parte do cultivo foi devastado pela vassoura de bruxa, um fungo que infectou quase todas as plantações e inutilizou a colheita.
A atividade ainda está se recuperando, mas diversas das antigas plantações não se reabilitaram.
Ilhéus ficou famosa por ser o cenário de muitos livros de Jorge Amado, escritor mais apreciado da Bahia. Um de seus melhores romances, Gabriela Cravo e canela, se passa no centro da cidade histórica, no auge da produção de cacau, na década de 1920.
Atualmente o visitante pode passear pelas calçadas e apreciar o famoso Bar Vesúvio e o cabaré Bataclã, que aparecem na história. O Bar Vesúvio em 1856 foi pastelaria famosa , transformada em bar pelos coronéis do cacau. Virou principal ponto turístico da cidade ao servir de cenário para o romance de Nacib e Gabriela no livro " Gabriela Cravo e Canela ", de Jorge Amado. A casa em que o autor passou a infância , foi aberta à visitação como Casa de Cultura Jorge Amado. Com grandes salões e escadarias, foi construída na década de 20 pelo pai do escritor baiano.Jorge Amado morou aqui e escreveu aos 19 anos seu romance de estréia " País do Carnaval ".
Entre as outras atrações da cidade está a Igreja de São Jorge, do século XVI. Existem muitas praias agradáveis ao norte e ao sul da cidade.
CONTINUAREI...........................
Nenhum comentário:
Postar um comentário