A tranquila cidade de santo Amaro, fica no Recôncavo, área fértil na extremidade da baía de Todos os Santos , que formou a espinha dorsal da economia colonial de Salvador por quase 300 anos. A alta umidade da região, as chuvas abundantes e os solos ricos em foram fundamentais para o cultivo do fumo e, principalmente para a agricultura de cana de açúcar. Até o colapso da economia açucareira, no século XIX, Santo Amaro era o centro dessa indústria no Recôncavo. Mansões deterioradas dos antigos usineiros ainda podem ser vistas nas ruas antigas. Atualmente esta cidade despretensiosa é conhecida pela indústria de papel. também ganhou fama por ser a terra natal de Caetano veloso e Maria Bethânia, expoentes da música popular. Muitos escravos trazidos da África para trabalhar nas fazendas permaneceram no recôncavo depois que a escravidão foi abolida em 1888.
A região ainda conta com alto percentual de moradores afro brasileiros, e Santo Amaro se destaca na preservação de suas diferentes tradições. todo o ano a cidade comemora a abolição da escravatura com a festa do Bembé do Mercado, que dura cinco dias. Nesse período são feitas oferendas a Iemanjá, deusa do mar, para comemorar a liberdade de religião. Na praça principal em frente ao mercado, grupos locais fazem apresentações de capoeira. A encenação de peças, a exemplo de, Nego Fugido, recontam a história de escravos que escapavam dos senhores e fugiam para os quilombos, comunidades independentes criadas para escravos fugidos e que recebiam outros companheiros. No esforço para manter viva a tradição folclórica, a comunidade afro brasileira também organiza apresentações dos menos conhecidos maculelê, misto de jogo e dança com espadas, e do samba de roda, dançado por mulheres.
A lavagem de Madeleine tem um laço muito forte com Santo Amaro. Esta lavagem é igual á Lavagem do Bonfim realizada em salvador e a Lavagem da Cidade de Santo Amaro.
Um cidadão desta cidade, que hoje mora há 10 anos em Paris, sonhou que Paris estava toda coberta de branco. Ele acordou e resolveu encontrar uma igreja para fazer esta festa. Foi primeiro em Sacré Coeur ( Sagrado Coração ) mas o padre disse não poderia realizar uma missa em português. Depois pensou em Notre Dame, nas esta não possui escadas. Em 2002 , passando pela Église de la Madelaine, encantou-se com as escadarias, conversou com o padre que já tinha visitado e Brasil, e muito tinha gostado e ficou tudo acertado. Assim, em setembro, no último domingo das férias escolares, a igreja é tomada por uma multidão de brasileiros também vestidos de branco ( como na lavagem do Bonfim e da Igreja de santo amaro ), carregando rodos, vassouras e água de cheiro: é a festa da lavagem de Madeleine.
Esta Lavagem é organizada por Roberto Chaves, baiano de Santo Amaro. Ele vive a mais de uma década em Paris como cantor e compositor.
Cada ano esta lavagem atrai mais brasileiros e franceses ás escadarias da igreja. Este ano teremos a participação de Carlinhos Brown. Todos estarão cantando " Viva Madalena " de Carlinhos Brown e Robertinho Chaves.
Nenhum comentário:
Postar um comentário