quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Conhecendo Palmeira ( Paraná- Brasil )

                                               
                     Antes das 8 horas da manhã nossa amiga ligou confirmando que iríamos a Palmeira.Ás 9 horas já estávamos indo  para esta cidade. Com mais ou menos uma  chegamos no nosso destino. Estacionamos o carro na Praça da Igreja Matriz. Tiramos alguns retratos. Fomos na Prefeitura para obter algumas informações de pontos turísticos. Localizamos o Museu da Cidade ,mas o mesmo estava fechado.

              Nesta cidade tem uma fábrica de biscoito holandês delicioso. Provamos de vários tipos   e compramos alguns pacotes. Os funcionários são muito educados e vimos como são feitos. O interessante é que são feitos à  mão. Nada de máquinas. Talvez por isto sejam tão deliciosos   .


            Depois que saímos desta fábrica, fizemos mais um tour pela cidade e fomos almoçar em um restaurante muito bom que fica na saída da cidade.  
            Mais ou menos às 15 horas já estávamos em Curitiba.



            Palmeira é um município brasileiro do estado do Paraná. Ela fica 70km de Curitiba. Seus habitantes são denominados palmeirense. É considerada como " Cidade Clima do Brasil ".

                                               IGREJA  N. S. DA CONCEIÇÃO




                                            PRAÇA DA PREFEITURA    
                                         
     
             A origem do nome da cidade deve-se ao fato de ter sido a  Cidade localizada e fundada em um capão ( bosque em meio a um descampado ) já anteriormente denominado Capão  da Palmeira.  Certamente pela existência de palmeiras ( coqueiros ) na região.


           Este lugar era primitivamente local de pouso e curral de gado, utilizado por tropeiros que vinham do Rio Grande do Sul.



           A região já era povoada por ricos fazendeiros portugueses, antigos bandeirantes paulistas que se fixaram na região, caboclos e negros descendentes de escravos. A partir de 1878, por iniciativa dos governos provincial e imperial começaram a se fixar na região outras colonias de imigrantes  tais como: russos, alemães, poloneses, italianos , Sírio- Libaneses, Palestinos, holandeses, Egípcios, japoneses etc.. Os italianos ,liderados por Giovani Rossi, formaram a primeira colônia anarquista da América, a Colônia Cecília, contribuindo decisivamente  para o surgimento do movimento sindical no nosso país.
                       
                       

MUSEU DA CIDADE
       
         Os alemães menonitas chegaram em1951 e fundaram a Colônia Witmarsum e a Cooperativa Mista Agropecuária Witmarsum Ltda. que é  grande produtora de leite e seus derivados e de frango.



                                                 FÁBRICA DE BISCOITOS  


Nenhum comentário:

Postar um comentário