18 de junho de 2012- segunda feira
Na noite anterior tínhamos combinados com os primos que nos encontraríamos mais ou menos às 8 e meia da manhã no restaurante do hotel, onde tomaríamos café juntos. Quando descemos eles já estavam tomando café. Sentamos na mesma mesa. Demoramos entre café e conversas uma hora. Como estava chovendo , ficou combinado que iriamos ao Paraguai ( Cidade Del Este) onde faríamos algumas compras no Shopping e uma outra casa comercial. A chuva não passava.
Deixamos o carro em um estacionamento coberto e fomos primeiro em uma casa comercial de vários andares onde fizemos algumas compras. Fomos avisados que a nossa cota era de 300 dólares por pessoa, mas que não ultrapassando este valor, não é necessário declarar, bastava para isto guardar as notas fiscais.
Quando fomos pegar o carro, ainda chovia, então ficou resolvido que iriamos para o Shopping Del Este, onde faríamos algumas compras, almoçaríamos e caso a chuva parasse iriamos visitar as Cataratas do Iguaçu ( lado brasileiro ).
Tudo deu certinho. Fizemos as compras, almoçamos em um restaurante ótimo no shopping e a chuva deu uma trégua.
Fomos para a saída do shopping, na parte inferior onde o carro estava estacionado.
O tempo não estava ensolarado ( seria o ideal) mas a chuva deu condições de visitarmos as Cataratas.
Passamos para o lado do Brasil, com as nossas compras sem nenhum problema. Caso nos parassem,não teria o que preocupar pois estávamos dentro da cota.
Paramos o carro no estacionamento do Parque das Cataratas do Iguaçu ( lado brasileiro). A estrutura é muito boa e muito bem conservado. Para a nossa surpresa, os idosos não pagam o ingresso no parque. Só foi pago R$7,00 para o transporte no ônibus que leva os visitante até os locais turísticos.Preferimos não fazer o passeio de barco . A nossa opção foi a Trilha das Cataratas.
Caminhada moderada ao longo de 1.200 metros de extensão, a trilha oferece uma visão panorâmica do conjunto de quedas d'água que formam as Cataratas do Iguaçu. No percurso, existem mirantes de contemplação que permitem uma visão mais próxima de alguns saltos. Durante o passeio, é possível observar algumas espécies de fauna e de flora do parque.
As Cataratas estavam fabulosas, pois o volume de água estava cinco vezes maior. A chuva nos deu um presente. Quase todo o tempo não choveu e com isto tivemos condições de tirarmos vários retratos e fazermos uma boa filmagem. Compramos umas capas, pois estávamos pretendendo chegar o mais próximo possível das quedas . No final da trilha, chegamos junto da maior queda do lado brasileiro e compramos umas lembrancinhas na loja.
Eu resolvi ir até o fim do observatório que lhe leva ao meio de várias quedas d'água. A capa é indispensável,pois caso contrário ficamos ensopados. A vista é muito linda . Do lado brasileiro podemos admirar a beleza das cataratas, bem melhor do que do lado Argentino,pois a maioria das quedas estão do lado Argentino.
Meu marido e os primos ficaram me esperando e observando a linda paisagem. Quando pegamos o elevador que levava para a parte onde se pegava o ônibus de volta, já estava escuro e os últimos funcionários do parque já estavam saindo. Andamos um pouco até o local onde o ônibus estava parado. Pegamos o carro no estacionamento e fomos direto para o hotel. Estávamos muito cansados. Fizemos um lanche no próprio quarto e dormimos cedo.
Conhecendo melhor as Cataratas Do Iguaçu-O Parque Nacional do iguaçu, criado em 1939, abriga o maior remanescente da floresta Atlântica ( estacional semidecídua) do Brasil. Com seus 185.262,5 ha, o Parque protege uma riquíssima biodiversidade, construída por espécies representativas da fauna e flora brasileiras, das quais algumas ameaçadas de extinção.
Passeio de Barco ( Macuco Safari )- trilha na mata percorrida em carreta puxada por carro elétrico e caminhada seguida de passeio de barco pelo Rio Iguaçu, até as Cataratas. Embarcações seguras e eficientes sobem o rio atravessando o cânion, enfrentando corredeiras, numa velocidade média que permite a apreciação da paisagem. Pedras, animais e muito verde, integram o cenário até a base das Cataratas.
Logo que se entra no ônibus, que leva as pessoas para as trilhas, ouve-se uma gravação sobre os quatis. Eles estão espalhados pelo Parque.
Segue abaixo o aviso: Tenha grande cuidado com os quatis quando estiver consumindo alimentos. Apesar de estarem habituados com a presença humana, podem atacar em busca de comida. Esses animais podem transmitir a raiva humana, doença infecciosa aguda e mortal, transmitida através da mordida, arranhões ou lambedura do animal contaminado com o vírus da doença.
As Cataratas são formadas pelas águas do rio Iguaçu, que significa água grande em tupi guarani( Y - água- rio e guasu ou guaçu - grande ), percorre, no sentido leste - oeste , 1320km até a sua foz, na cidade de Foz do Iguaçu, fazendo fronteira com Paraguai e Argentina. O rio Iguaçu nasce na parte leste do município de Curitiba, próximo à Serra do mar, desaguando no rio Paraná, na Bacia do Prata, 90 metros acima do nível do mar. A origem das Cataratas data de cerca de 150 milhões se anos atrás, possuindo em média, 275 quedas d´água interligadas de até 75 metros de altura, que caem num precipício de 3km de largura. Essas quedas têm origem em sucessivas camadas de rocha vulcânica que foram se acumulando ao longo de 110 milhões de anos.
Considerada uma das maravilhas da natureza, as Cataratas do Iguaçu estão localizadas na fronteira entre Brasil e Argentina,no Parque Nacional do iguaçu- maior reserva de floresta pluvial subtropical do mundo- tombado pela UNESCO, desde 1986, como Patrimônio da Humanidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário