sexta-feira, 9 de maio de 2014
Retornando à Europa na Primavera de 2014-Conhecendo Salzburg
Dia 3 de maio- sábado
Salzburg , fonte de inspiração de Amadeus Wolfgang Mozart. Os Alpes, como pano de fundo, forte medieval e uma cidade de arquitetura imperial às margens do rio Salzach.
Foi em Salzburg, na Austria, que o músico nasceu e passou grande parte de sua vida.
Salzburg também é conhecida pela história da familia Trapp que hoje é um luxuoso hotel nos arredores da cidade
Salzburg é a quarta maior cidade da Austria, ficando atrás apenas de Viena Graz e Linz.
População de 150 mil habitantes.
Patrimonio Mundial da Unesco desde 1996
O nome Salzburg significa "Castelo de Sal"O nome surgiu das barcaças que transportavam sal pelo rio Salzach.
Nosso hotel ficava à dez minutos de carro de Salzburg. Como estávamos com motorista, ficou tudo muito tranquilo.
Depois do nosso café da manhã, no horário de sempre, às 9 e meia nosso motorista chegou.
O dia estava feio e chuvoso. Não fazia frio. Mesmo assim resolvemos enfrentar a chuva e começar o nosso tour.
Procuramos um estacionamento perto do Palácio Mirabel. A chuva não parava e o jeito era começar assim mesmo.
O Palácio Mirabel é muito lindo.
Os seus jardins estavam muito floridos. Nem a chuva tirava a sua beleza. Para mim foi a coisa mais bonita que vi em Salzburg.
Igreja na Praça do Mirabel
Em Salzburg tudo é cobrado. Não sei como a entrada é franca, neste local tão bonito.
Na Europa existe um hábito dos noivos tirarem retratos em lugares marcantes. Neste dia, com toda a chuva , contei mais de três noivas.
Tiramos até retratos dos carros dos noivos, todos enfeitados.
Fiquei imaginando no passado 15 crianças , brincando naqueles jardins.
Visitamos também uma parte interna do Palácio, onde estava realizando uma sessão de fotos de casamento.
Vou contar um pouco da história deste palácio:
O Schloss Mirabel- O Palácio chamava-se Altenau e depois mudou para Mirabel. Foi construído em 1606 pelo principe arcebispo Wolf Dietrich para a sua amante e seus 15 filhos.
O pai de Mozart, Leopoldo, o levou para tocar piano neste salão.
Ele foi preso por seis anos até a sua morte.A igreja católica não aceitou o relacionamento.
Fomos para o estacionamento, pegamos o carro e fomos procurar um outro estacionamento perto da tarde histórica ( velha da cidade ).
Salzburg é dividida ao meio pelo rio Salzach. De um lado ( leste) abriga a estação e a cidade nova com o Jardim Mirabel.
Este era o lado que estavamos.
Agora estavamos procurando estacionamento para visitarmos o outro lado da cidade. No primeiro que encontramos a fila estava enorme. Fomos procurar um outro, que por sorte ficava mais perto dos pontos turisticos.
Era um estacionamento coberto e tinha uma passagem muito comprida por dentro da rocha, que já saia no local desejado. Estas atrações históricas ficam espremidas contra os penhascos de Monschsberg.
A chuva fina continuava. Na Praça do Mercado estava tendo uma feirinha ,onde comprei algumas lembranças.
Esta é a Kapitel Platz fica ao lado da catedral.
No fundo desta igreja ( St. Peter ) tem um cemitério muito organizado e visitado. Entrada gratuita.
Cemitério do século 8. Apresenta um mural sobre a peste negra e criptas incrustadas no penhasco. Na capela central estão guardados os restos mortais da irmã de Mozart. As tumbas, além de antigas, são de importantes famílias de Salzburg.
Nesta praça tem uma enorme bola dourada, que atrai a atenção de quem passa. No topo da bola, um homem olhando fixamente em direção à montanha à procura de uma mulher que está em uma pequena gruta.
Fomos visitar a Catedral ( Dom ). Ela fica no centro da cidade velha. Construída entre 1614 e 1628 tem duas torres de 68 metros de altura.
Ela é a maior Catedral Romana dos países da língua alemã. Em 1944 sua cúpula foi destruída por um bombardeio e reconstruída anos depois. Foi nela que Mozart foi batizado. Na sua cumieira tem uma estátua de Cristo Redentor.
Visitamos também a Abadia de São Pedro que é o mosteiro mais antigo da ordem dos beneditinos de toda região da língua alemã. A igreja do mosteiro foi construido entre 1130 e 1143 como uma Basilica romana e no século XVIII foi reformada a adotar um visual barroco.
Foi nesta Igreja que Mozart apresentou pela primeira vez a sua missa em dó menor.
Fomos conhecer a Residência dos Arcebispos. Na sua frente várias carruagens ficam paradas à espera de turistas para um passeio.
Ela fica ao lado da Catedral, foi construida entre os séculos 15 e 16.
O Chafariz de Netuno fica em frente ao Residenz. Dizem que parece uma mini "Fontana de Trevi". Eu particularmente não achei. Acho a Fontana de Trevi a fonte mais linda que conheci.
Dizem que Salzburg tem vários monumentos semelhantes aos de Roma, por isto ficou conhecida como a "Roma Alemã".
Não deixem de conhecer a Goldgasse - a rua do ouro que é um pequeno beco que leva um arco à partir da Praça do Mercado.
Neste beco encontramos vários letreiros de ferro forjado e alguns são folheados em ouro. Dizem que tiveram origem na Idade Média, quando muitas pessoas não sabiam ler e uma linguagem simbolica era importante na comunicação.
Por exemplo uma sapataria poderia ter uma bota em ferro forjado etc...
Fomos visitar na Mozarplatz, o monumento de Mozart feito em 1842.
Mozart nasceu em 27 de janeiro de 1756 na Getreidegasse número 9. Seu pai, Leopold Mozart mudou-se de Augusburg para Salzburg para assumir o cargo de quarto violino na Capela Real e mais tarde chegou a ser vice- mestre da Capela. Casou-se com Anna Maria Pertl. Tiveram sete filhos, dos quais apenas sobreviveram por mais de um ano, Wolfgang Amadeus e sua irmã Nannerl.
Desde cedo seu talento era evidente. Começou a compor aos 5 anos e foi autor de mais de 600 obras brilhantes. Passou os últimos nos de sua vida em Praga e Viena. Infelizmente morreu muito cedo, aos 35 anos e é considerado um dos maiores compositores clássicos de todo os tempos.
Depois de visitar o Monumento de Mozart, fomos visitar a casa em que ele nasceu e que fica bem na rua principal do centro histórico e paramos em uma loja que vendia somente chocolates com retratos de Mozart.
Comprei uma boa quantidade de chocolates e algumas canetas. Tudo é muito caro.
O Museu de Mozart na casa onde ele nasceu e viveu até os 17 anos, a entrada custa 7 euros. Videos, fotos e documentos retratam a vida do grande compositor.
o violino que ele usava quando criança também se encontra aqui.
Quando terminamos a visita ao Centro Histórico, paramos na Praça Central e almoçamos bem ao estilo austríaco: Em uma barraca armada em um canto da Praça. Na frente ficava uma loja, onde aproveitei para fazer algumas compras. Depois meu marido entrou também para comprar uns produtos de barba. Esquecemos de avisar ao motorista que estavamos na loja e quando saimos ele estava bem preocupado nos procurando.
Fomos para o estacionamento. a chuva não passava. Este retrato mostra como estava grossa a chuva.
Resolvemos parar em um mercado, que segundo o nosso motorista , em Praga possui e é muito bom. Meu marido ficou no carro. Eu e o motorista demoramos quase meia hora. Aproveitei para comprar mais alguns chocolates e um tipo de biscoito que nossos netos gostam muito.
O mercado era muito grande e possuia uma grande variedade de produtos
Depois desta parada, fomos direto para o hotel.
Tínhamos combinado que o dia seguinte, seria de folga para o motorista, mas devido a chuva e ser domingo, com tudo fechado, combinamos com o motorista que iriamos no dia seguinte fazer um passeio pelos Alpes, pois tinha encontrado um roteiro indicando locais muito admirados pelos turistas. Como ele gostou da programação ficou tudo acertado para manhã , como sempre às nove e meia nos encontrarmos no hotel.
Eu já estava com todo o roteiro mais ou menos e ele gosta muito de montanhas e lagos iria estudar um pouco mais, par passarmos um dia bem agradável.
Antes de dormir, desci para comprar um lanche ao lado do hotel e depois de um pouco na internet e falar com os filhos fomos dormir. Ainda continuava chovendo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário