sábado, 3 de maio de 2014

Retornando à Europa na Primavera de 2014-Conhecendo Augsburg


   Dia 28 de abril - segunda feira




      Augsburg é a terceira maior cidade  da Baviera e é a segunda cidade mais antiga da Alemanha, ficando somente atrás de Trier.
      A cidade surgiu de um acampamento militar romano chamado Augusta Vindelicerum a mais de 2.000 anos atrás.
      A cidade foi fundada no ano 15 a.C.
      Nos séculos 15 e 16 floresceu com o surgimento de bancos e com o comércio de metais, tornando-se um importante centro comercial. Hoje  ela faz parte da Rota Romantica com 275 mil habitantes.
      A cidade é conhecida como Fuggerstadt, ou cidade de Fugger, em homenagem a uma família  de comerciantes que na idade média era provavelmente a mais rica da Europa e tinha enorme coração. Eles doavam dinheiro e ajudavam os necessitados. Eles construiram  67 casas para abrigar familias pobres ( 1516-1526 0. O aluguel anual era simbólico, cerca de alguns centavos do dia de trabalho do morador, além da obrigação de rezar 3 vezes ao dia um Pai  Nosso e uma Ave Maria em homenagem à familia  Fugger. A tradição dura  até hoje. O pagamento anual do aluguel é equivalente a 0,88 euros.
     Hoje moram lá cerca de 150 pessoas, e um dos seus antigos moradores foi o mestre pedreiro Franz Mozart, bisavô do compositor   Amadeus Mozart.
       Esta cidade é também considerada uma das três Mozartstadt ou seja cidades de Mozart, junto com Salzburg e Viena, pois a familia é origiária da cidade. Seu pai nasceu em Augsburg.
        A cidade teve papel central durante a Reforma Luterana.
    Nosso roteiro:

    Nosso motorista e guia chegou ao hotel no horário combinado - às nove e meia. O dia estava nublado, a temperatura em torno de 15 graus. Fomos procurar um estacionamento próximo  à parte antiga da cidade.
    Depois do carro estacionado, começamos a explorar  região.
    O primeiro local a ser visitado foi  a Maximilianstrasse. Ela é a principal  rua da cidade e uma das  mais bonitas do sul da Alemanha.
 Nosso objetivo era visitar as tres fontes feitas por Adrian de Uries.
       A primeira a ser visitada foi a de Mercúrio,  Merkurbrunnen  que fica na Moritzplatz e representa  o deus do comércio. É uma alegoria para a importância de Augusburg como centro comercial.

       Andando mais um pouco, chegamos à  Herkulesbrunnen, que fica em frente ao Schaezlerpalais. Ela foi criada em 1597 e representa a vitória do homem sobre  o poder selvagem da  água e do fogo.
      As estátuas das fontes são réplicas perfeitas das originais que estão  expostas no Maximilianmuseum.


       Não fomos até o final da Maximilianstrsse onde ficam duas igrejas: a basílica  Católica de S. Ulrich e Afra, e  pequena Igreja evangélica Ulrich Skirche.


      Resolvemos andar na direção  da Praça da Prefeitura. Nesta Praça encontramos a terceira fonte: Augustusbrunnen ( Fonte de Augusto) com uma estátua do Imperador Augusto. Foi erguida em em 1594  para comemorar o aniversário da cidade e seu fundador.
      Ela fica bem em frente da Prefeitura ( Rathaus).


      Nesta fonte as quatro figuras da base  representam seus quatros rios: Lech, Brunnenlach, Singold e Wertach.

     A Rathaus é o mais belo edifício da cidade. A Prefeitura foi construída entre 1615 e 1620 pelo arquiteto Elias Holl.
     Sua Torre ( Perlachturm) de 70 metros, construída no século X, com uma torre de vigia para defesa da cidade, foi utilizada também como torre do sino para a vizinha Igreja de São Pedro.
    Fomos visitar a Catedral que tem fundações do século desde o século XIV e lindas portas do século XIV mostrando cenas do Antigo Testamento.  Suas Torres têm 62 metros de altura.
    Na frente da igreja tem uma fonte que é muito visitada pelos estudantes, onde os professores contam toda a sua história.



    Antes de irmos para o estacionamento fizemos um lanche bem reforçado e terminando não almoçando na estrada, pois a distância  para Munique era muito pouca.


     A distância era  de mais ou menos 90 quilometros.
     Chegamos em Munique mais ou menos umas tres horas. Depois de tudo organizado no hotel, fui procurar um mercado que por sorte  na passagem para o hotel vi que ficava mais ou menos uns 5  prédios do mesmo lado do hotel.
    Era uma mercado que atendia as necessidades. Comprei as coisas básicas para um bom lanche e ainda algumas coisas para levar para o Brasil.
     Fizemos um bom lanche no quarto ,  mandamos notícias para os filhos ,descansamos um pouco e depois  ficamos um pouco na internet.
     Antes e dormir fizemos mais um lanche.
     Amanhã iremos  conhecer Dachau e almoçar no restaurante de um italiano casado com uma baiana que conheci em Itaparica, tomando banho na Praia  do Forte.
    Conversando no banho de mar ela disse que era de Munique, eu falei que estava  indo com meu marido no mes de abril exatamente para esta cidade.
     Ela me apresentou ao marido e ele muito gentilmente deu o endereço e combinamos nos encontrarmos em Munique.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário