domingo, 9 de outubro de 2011

Lisboa 2011 - segundo dia

              Acordamos mais ou menos às 8 horas. O dia estava bem claro e indicava que a temperatura ia ser um pouco alta. Tomamos café com as primas. Elas são  muito dedicadas e procuram fazer o máximo para agradar.  Hoje é um domingo. Nossa prima que mora em outra cidade de Portugal veio para nos encontrar. Ontem á noite estivemos com ela e sua filha no apartamento das nossas primas e fomos convidados para almoçarmos juntos em um restaurante às margens do Rio Tejo , próximo ao Monumento dos Descobrimentos, Os jerônimos e a Torre de Belém.


Saímos de casa mais ou menos às 11 horas e 30 minutos. Estacionamos o carro próximo ao Monumneto aos Descobrimentos.Aproveitamos para andar um pouco no calçadão às margens do Tejo.
Almoçamos em um restaurante tipicamente português com especialidade em peixes de água fria. Como não gosto de peixe comi o meu bife com arroaz e batatas fritas.  As outras pessoas ( meu marido, a prima e minha irmã ) se deliciaram com uma grande variedade de mariscos e peixes. A sobremesa não ficou a desejar. Tudo isto   tendo como pano de fundo o Rio Tejo . Quando terminamos o almoço fomos visitar o Palácio da Ajuda. Ficamos mais ou menos meia hora. Voltamos para o apartamento das primas  pois tínhamos combinado com  mais uma prima e sua filha que iriamos para a procissão de Nossa Senhora da Luz que fica próximo à sua casa.participamos das comemorações da procissão  . Eu minha irmã e meu marido não acompanhamos a procissão. Eu e minha irmã ficamos fazendo compras nas várias barracas armadas na praça. Marcamos um local de encontro depois que a santa entrou na igreja. Fomos ao encontro do carro que tinha ficado estacionado um pouco distante, pois o movimento era muito grande. Fomos conhecer  o apartamento da filha de nossa prima. É um local muito agradável. Bem tranquilo e possui um igrejinha muito linda. Quando  saímos fomos para o apartamento das primas, que estamos hospedados e jantamos todos juntos.  Foi a nossa despedida  da prima que mora no norte de Portugal. Fomos dormir quase às 23 horas.


                             Um dos monumentos mais notáveis de Lisboa encontra-se na parte ocidental da cidade. `e o Mosteiro dos Jerônimos, obra mestre do estilo  manuelino, construídos nos princípios do século XVI com algumas das riquezas que trouxe consigo Vasco da Gama das expedições ultramarinas. O manuelino, que surgiu sob o reinado de D. Manuel I ( daqui o nome ) é o estilo de Portugal por excelência. Engloba o período de transição do gótico à Renascença, se bem que a sua característica principal é a utilização de motivos ornamentais inspirados nas terras visitadas pelos expedicionários portugueses.
 Esta obra magna, projetada inicialmente pelo arquiteto francês Boytac e continuada, depois da morte dele, pelo português João de  castilho, foi declarada Patrimônio da Humanidade, em a983, pela UNESCO.O belo pórtico do lado sul da igreja, orientado para o Tejo, consta de duas partes. Os baixo relevos que se observam  cenificam diversas passagens da vida de São Jerônimo.O interior, de uma única nave, é uma demonstração da fantasia e criatividade pode atingir a arte manuelina.Luminosa e espaçosa, encontra-se nela os  sepulcros de vasco da Gama, o descobridor, e de Luís de  Camões, o poeta português autor de " Os Lusíadas ". Sobressai também a sacristia, com uma única coluna central na qual se apoia a abóboda, e a capela mor,  que reproduz passagens da  Paixão de Cristo.
A poucos metros do mosteiro ergue-se outra das jóias indiscutíveis da arte manuelina : a torre de Belém. Foi construída, no meio do rio, entre 1515 e 1521, e a sua função original era a de controlar a entrada dos navios no porto. Poucos anos depois  foi utilizada como cadeia, durante a ocupação espanhola. O conjunto, de proporções equilibradas, está constituído por um baluarte de base hexagonal, com uma guarita cilíndrica em cada uma das esquinas e a torre quadrangular, de quatro andares de altura. A UNESCO declarou este antigo e pequeno forte Patrimônio da Humanidade, em 1983.


                Perto da Torre de Belém, o Monumento aos Descobrimentos, de 52 metros de altura, é uma pequena homenagem da cidade de Lisboa a todos os portugueses que participaram nas longas travessias marítimas, durante os séculos XV e XVI. Levantou-se em 1960, e tal como a Torre de Belém, o desenho recorda a proa duma embarcação. A figura que sustenta uma pequena caravela representa D. Enrique, o Navegante. Acompanham-no 21 personagens que, também, alcançaram notoriedade na época dos descobrimentos.



                      Palácio Nacional da Ajuda, também antiga residência real, alberga pontualmente atos institucionais da Presidência  da República.


Foi construído a princípios do século XIX e tem três salas de jantar, uma Biblioteca interessante, fundada pelo Marquês de Pombal, e um Museu, de mais de 30 salas, que contêm parte da luxuosa mobília que pertenceu à monarquia portuguesa.





                   Os arredores do Palácio estão presididos pela chamada Tapada da Ajuda, um grande parque de 200 hectares onde ca~çava o rei D. José I.





 Agência do banco do Brasil na Praça  Marquês  de Pombal.



        Mas Lisboa é também a cidade dos jardins, dos miradouros e dos museus.Situada no Parque Eduardo VII, a Estufa Fria é um jardim tropical, inaugurado oficialmente em 1930, se bem foi construído vinte anos antes. Nele cresceram algumas espécies botânicas .




 Estádio do Sporting Clube


 Indo para a procissão no Largo Nossa Senhora da Luz.




 Esperando a procissão.


 Saída de Nossa Senhora da Luz.





 Igreja de São Sebastião. Uma gracinha.





Nenhum comentário:

Postar um comentário