ERICEIRA
Ericeira é uma vila turística situada a 35km a noroeste do centro de Lisboa e a 18km de Sintra
Deve-se ao porto de Ericeira o desenvolvimento da vila, noutros tempos habitada quase só por gente do mar. As embarcações transportavam produtos para a vila, principalmente cereais que ali eram distribuídos para o interior do país
Uma coisa é certa. Quem já veio a Ericeira, quer sempre cá voltar. Quem ainda não veio cá, não sabe o que perde..
O episódio da fuga de D. Manuel II para o exílio, da Praia dos Pescadores, na Ericeira, tornou-se num marco da história da vila no último século.Eram cerca das 15 horas do dia 5 de Outubro de 1910, quando D.Manuel II, então com 20 anos, acompanhado da mãe, a rainha D. Amélia e da avó, a Rainha D. Maria Pia, vindos de mafra, surgiram de automóvel na vila para embarcarem no Iate D. Amélia, fugidos da revolução republicana que estalara na véspera em Lisboa.
A Ericeira é tão bem conhecida em termos de surf devido às ondas da zona que os surfistas dizem ser diferentes. Tem praias muito conceituadas para a pratica do surf como a Ribeira de ilhas ( reserva mundial do surf), praia dos cochos, entre muitas outras.
Ericeira é uma das zonas do litoral do país mais procuradas para banhos
Mas se a vila deixou ao longo do século XIX de ser um entreposto comercial, nunca perdeu a visita de " forasteiros", os veranistas que passaram a procurá-la devido às suas características climáticas e ao alto teor de iodo das suas praias
A Ericeira conheceu no século XIX a sua época áurea, enorme incremento, porquanto foi o porto mais concorrido da Estremadura, com alfândega, por onde se fazia o abastecimento de quase toda a província.A antiga importância comercial tem hoje correspondente no notável movimento turístico,resultante da situação e do clima privilegiado de que goza.
Em 1958 depois de fartos do elevado numero de tragédias ocorridas em Ericeira, uma comissão de moradores reuniu-se com o ministro Arantes e Oliveira para a construção de um molhe. A construção deste apenas começou em 1973mas desde cedo o seu desenho foi criticado pelos pescadores por estar na zona de pancadas do mar, onde a força da rebentação é mais forte. Isto veio a ser demonstrado, quando em 1977 o mar partiu o molhe em dois, seguido de muitos outros estragos ao longo dos tempo.Um desses estragos levou à queda do farol que havia sido instalado na ponta do molhe.
No século XIII a baleia, toninha e delfim eram as especies mais pescadas, tendo dado lugar, já no século XVI, à raia, ao rodo valho e à pescada. Em 1547, D. João III concede aos pescadores ericeirences a permissão de venderem o peixe " a olho " e não " a peso ", costume que ainda há trinta anos se mantinha.
Recentemente, a relação com o mar foi ainda mais aprofundada, através da prática do surf nas praias da região. Com efeito, esta modalidade atinge aqui níveis superiores, sendo ,por isso, organizadas regularmente neste local provas internacionais que aqui trazem os melhores surfistas do mundo.